quinta, 09 de agosto de 2012
Desenvolvimento de software está em alta no Paraná, diz pesquisa do Sebrae
Estudo traça perfil das micro e pequenas empresas que compõem o subsetor e analisa crescimento e aumento de faturamento
O setor de Tecnologia da Informação (TI) e Software é estratégico para os diversos segmentos econômicos e tem baixo impacto ao meio ambiente. Além disso, é uma atividade de alto valor agregado e intensivo capital humano.
Num cenário de mais de 17 mil empresas de TI e Software no Brasil - das quais mais de 3 mil no Paraná - o Sebrae/PR divulga a segunda edição da "Pesquisa Panorama do Setor de Desenvolvimento de Software e Serviços de TI no Paraná".
Uma das principais conclusões do estudo é que o setor de TI e Software cresceu em média 10%, no Paraná, entre os anos de 2008 e 2010.
A pesquisa analisou detalhadamente o subsetor de desenvolvimento de software por registrar um excelente desempenho - crescimento de 42% - e por concentrar um elevado número de micro e pequenas empresas.
A amostra foi de 604 empresas de todo o Paraná e setores de TI, sendo 200 participantes dos Arranjos Produtivos Locais (APL) e 404 não participantes. Setenta e um porcento do total dedicam-se ao desenvolvimento de software.
As empresas do subsetor dedicam-se ao desenvolvimento de programas de computador sob encomenda; desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis; e desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis.
Diversas micro e pequenas empresas de desenvolvimento de software estão organizadas, no Paraná, em arranjos produtivos locais, o que também é uma forma de aproximação entre as empresas do setor de TI.
"Essa interação é uma oportunidade dos empresários de pequenas e médias empresas enxergarem que o associativismo é uma forma de crescimento," analisa o coordenador estadual de TI e Software do Sebrae/PR, Emerson Cechin.
Para o coordenador estadual, o otimismo dos empresários é fundamental para a consolidação do setor. "A expectativa em 2012 é de crescimento para a maioria e isso será consequência do crescimento natural da demanda de mercado", diz Cechin.
Perfil
As empresas de desenvolvimento de software paranaenses são perenes, estão no mercado em média há 12 anos. A média de idade dos empresários do subsetor é de 38 anos, sendo o mais novo com 19 anos e o mais velho com 73 anos.
Como em diversos outros setores, as empresas de TI são comandadas por empresários do sexo masculino, mas de 2008 para cá o mercado feminino cresce e hoje corresponde a 17% das empresas do setor, um crescimento de 9%.
A gestão das empresas em sua maioria é familiar, porém 44% são de sociedades entre colegas.
Outro dado relevante é que os empresários do subsetor são bem escolarizados, 52% possuem superior completo e 29% já fizeram pós-graduação. Apesar de 46% dos cursos de especialização serem voltados à área de computação, a maioria dos empresários gostaria de estar mais capacitado nas áreas de marketing, vendas e finanças.
Antes do empreendedorismo
A maioria dos empresários, antes de abrir seus negócios, foi funcionário de empresas privadas do mesmo ramo (48%). Uma parte menor, de 28%, veio, também, da iniciativa privada, mas de outro segmento.
E uma parte significativa, 9% dos empreendedores do subsetor, é proveniente de bancos escolares e universidades. Os demais são profissionais liberais, professores, autônomos e outros vieram de empresas de um setor diferente e de órgãos públicos.
Capital humano
As empresas de desenvolvimento de software do Paraná possuem em média 24 funcionários, e cresceram 26% no último ano, diz a pesquisa divulgada pelo Sebrae/PR. A variação do faturamento no último ano foi menor que a expansão do capital humano.