quarta, 03 de outubro de 2012
Unicafes orienta cooperativas na comercialização de produtos no PNAE
A Unicafes, juntamente com a Coopafi Central, promoveu um encontro, ontem, em Francisco Beltrão, com dirigentes e técnicos de 13 cooperativas associadas ao Sistema Coopafi. O objetivo foi discutir estratégias para a comercialização de produtos da agricultura familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A busca de cooperativas por espaços de vendas de seus produtos vem aumentando nos últimos anos no Estado do Paraná. O acesso a projetos voltados para a ampliação de mercados institucionais tem fortalecido a distribuição e a divulgação de alimentos produzidos por agricultores familiares.
A Unicafes PR, através do setor de comercialização, tem orientado suas cooperativas filiadas desde o cadastramento dos produtores junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), orientação e elaboração de projetos até a capacitação dos agricultores em boas práticas de produção.
O debate aconteceu na sede da Coopafi Central e objetivou levantar os principais produtos produzidos pelas cooperativas para atenderem a chama pública 2013 do Pnae, programa do Governo Federal que, por meio da lei federal nº 11.947, garante que 30% dos recursos para a alimentação escolar sejam destinados à compra de gêneros alimentícios, produzidos pela agricultura familiar.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) tem como objetivo oferecer alimentação saudável aos 45 milhões de estudantes de escolas públicas de todo o Brasil ao mesmo tempo em que estimula a agricultura familiar. A obrigatoriedade incentiva a economia local e gera aumento de renda.
Para a nutricionista da Unicafes Paraná, Kátia Regina Celuppi, "essas conquistas oportunizam a comercialização de produtos da agricultura familiar, garantem a inserção dos no mercado institucional e, acima de tudo, alimentação saudável às nossas crianças", destacou. Segundo ela, os projetos devem ser elaborados até o dia 15 de outubro com um valor aproximado de R$ 32 milhões no Estado do Paraná. A previsão de entrega dos produtos é para 2013.