quarta, 30 de novembro de 2011
O Desenvolvimento Local e o Desafio da Inovação das Micro e Pequenas Empresas Rurais
A Agência de Desenvolvimento Regional recebeu no dia 23 de novembro a visita de André Joyal professor de Economia da Universidade de Québec - Canadá e membro do Instituto de Pesquisa sobre Pequena e Media Empresa (lInstitut de recherche sur les PME), que juntamente com o diretor da Agência, Célio Boneti, discutiu sobre os Arranjos Produtivos Locais e desenvolvimento regional.
Este professor, através do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR, da UTFPR - Campus Pato Branco, realizou também no dia 22 de novembro, às 19 horas, no Anfiteatro, uma palestra sobre "O Desenvolvimento Local e o Desafio da Inovação das Micro e Pequenas Empresas Rurais: Experiências brasileiras e internacionais".
Estiveram presentes professores, pesquisadores, graduandos, pós-graduandos, agentes públicos, empresários e lideranças políticas. Estiveram presentes representantes da região de Missiones da Argentina, entidades voltadas para o apoio do desenvolvimento da MPE (Micro, Pequenas e Média Empresas) da região, bem como, professores e acadêmicos.
De acordo com o Prof. Edival Sebastião Teixeira, coordenador do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional, a palestra fez parte de um roteiro de intercâmbio acadêmico do PPGDR, em parceria com Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Toledo e a Universidade do Quebec, e teve como objetivo consolidar a Linha de Pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento que estuda a influência das organizações públicas e privadas nas estratégias de desenvolvimento regional sustentável.
As visitas foram realizadas pelo professor André Joyal, durante os dias 21 e 23 de novembro, diversas reuniões e visitas à comunidade (empresas, órgão de apoio, imprensa, associações comerciais) com a finalidade de debater o papel estratégico do empreendimento local e seus reflexos no desenvolvimento.
Relata o professor Miguel Angelo Perondi (organizador do evento) que na região Sudoeste foram visitadas empresas do APL (Arranjo Produtivo Local) do setor de confecções masculinas (ver fotografias), base de serviços das cooperativas de crédito (BASER/CRESOL), central de cooperativas (UNICAFES), além da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do PR. Ainda foi estabelecido um intenso debate acerca das possibilidades de intercâmbio e troca de experiências com a pesquisa sobre o desenvolvimento local e o papel da PME. O professor André Joyal ficou particularmente interessado em estabelecer uma agenda de pesquisa para acompanhar as experiências de governança de projetos no Sudoeste do PR de forma comparativa com experiências que são similares no Quebec.