terça, 08 de janeiro de 2013
Nova diretoria da Amsop será escolhida na próxima sexta-feira
Na próxima sexta-feira (11), às 14h, os 42 municípios que integram a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) irão escolher a nova diretoria que irá gerir a casa em 2013. A eleição acontecerá na sede da entidade, em Francisco Beltrão. Tradicionalmente o mandato começa no dia 1º de janeiro e se encerra no dia 31 de dezembro de cada ano, contudo, em anos que existe a posse de novos prefeitos, a eleição acontece na primeira de quinzena de janeiro.
Neste ano, por força do estatuto da associação, o presidente deverá ser obrigatoriamente da microrregional de Pato Branco e, respectivamente, o vice-presidente da microrregional de Francisco Beltrão. Para ter direito de votar e ser votado, é preciso que a situação dos eleitos com a associação esteja em dia.
Conforme prevê o estatuto, apenas o prefeito eleito de cada município que compõe a associação poderá votar, contudo, na impossibilidade de comparecer no dia, o vice-prefeito poderá exercer o voto, desde que esteja munido de autorização do prefeito.
Além do presidente e o vice, serão eleitos dois secretários, dois tesoureiros, três conselheiros fiscais e três suplentes para o conselho fiscal.
Segundo o presidente da Amsop, Luiz Carlos Gotardi, o prazo para a homologação das chapas é até amanhã, às 14h, ou seja, 48 horas antes da eleição.
De acordo com o secretário executivo da associação, Celito José Bevilaqua, mesmo não sendo mais prefeito, Gotardi permanecerá como presidente da associação até a próxima sexta-feira (11), quando a nova diretoria será eleita e empossada. Conforme Bevilaqua, a associação defende os interesses dos 42 municípios do Sudoeste do Estado.
Embora 42 municípios façam parte da associação, apenas dois nomes aparecem na disputa. Um deles é do prefeito reeleito de Honório Serpa, Rogério Antonio Benin, o outro é do prefeito eleito de São João, Altair José Gasparetto.
Entretanto, de acordo com Gasparetto, a conversa é para que seja feito uma chapa de consenso. “Acho que não é bom disputar e, sim, ver a questão dos municípios que estão aptos a votar e serem votados”, disse.
Conforme Benin, hoje haverá uma conversa com cerca de 15 prefeitos para discutir a composição de uma chapa de consenso. “apesar de estar encaminhado para um consenso, mas vamos decidir isso amanhã (8)”.
Avaliação
Segundo Gotardi, a associação gerou grandes avanços, principalmente na época da estiagem, quando conseguiram recursos no governo do Estado e Federal. “Foram projetos que começaram em nosso mandato e que vieram de demandas anteriores”, disse ele.
Para Gotardi, a associação é importante, pois municípios pequenos não conseguem articular politicamente bandeiras junto ao governo estadual e federal. “A Amsop tem uma integração muito grande entre os prefeitos. Quando uma situação é levantada, todos os prefeitos participam e apoiam”, resumiu o presidente da associação.
Fonte: Diário do Sudoeste