AGRICULTURA
quarta, 16 de janeiro de 2013
Colheitas já iniciaram e produtores estão otimistas
Clima quente e úmido, chuva nos períodos ideias e muito investimento em tecnologia e qualidade. A junção destes fatores foi responsável pelos excelentes resultados desta safra, que já começam a ser confirmados com a colheita das primeiras lavouras de milho da região. Ao que tudo indica, a produtividade de milho e soja deverá ultrapassar as previsões e garantir uma super safra para o Paraná.
Conforme o chefe do escritório local da Emater de Dois Vizinhos, Arnildo Sganzerla, o comportamento do clima no período essencial para as lavouras foi determinante, agregado com a preocupação dos produtores em investir adequadamente no plantio. "De nada adianta o produtor investir em tecnologia e qualidade se o clima não colaborar. Nesta safra, houve apenas alguns períodos com falta de chuvas, mas não afetou a produção. Em alguns momentos, a quantidade de chuva superou a média histórica. Também temos na região uma grande quantidade de matéria orgânica (cama de aviário), que tem feito com que a produtividade aumente a cada ano", relata.
Excelente produtividade
No início do plantio, em agosto do ano passado, a média estimada de área de milho plantada em Dois Vizinhos era de sete mil hectares, com a produtividade de 9.400 quilos por hectare. Já a área estimada para o plantio da soja era de 10.900 hectares, com produtividade de 3.500 quilos por hectare.
Arnildo acredita que as estimativas deverão ser superadas. "A safra deste ano vai ser muito boa. Comparado com outros anos, esta será uma das melhores safras dos últimos 20 anos. Pelo que avaliamos até agora, devemos superar as expectativas de produção. Além do ponto positivo da produtividade, tem o preço, que é bastante interessante, tanto para o milho, quanto para a soja. Há falta de produto no mercado internacional, o que mantém o preço. Desta vez, o produtor vai recuperar um pouco do prejuízo que teve na safra passada", comenta.
Primeira lavoura colhida
A primeira lavoura de milho de Dois Vizinhos a ser colhida foi a do produtor rural Claudir Bin, localizada no Bairro Margarida Galvan, na saída para a Comunidade São Luiz. Os trabalhos iniciaram na segunda-feira, 14, e se o tempo colaborar deve se encerrar hoje à tarde.
Durante a visita da equipe do JdeB, juntamente com o chefe local da Emater, o proprietário não estava no local. Os freteiros Márcio Santin e Jair Meira, e com o operador e proprietário da colheitadeira Valdomiro Bin, irmão do proprietário, estavam trabalhando na colheita. A lavoura tem área total de 20 alqueires, cerca de 48 hectares, e a expectativa era atingir a média de 400 sacas por alqueire. Toda a produção está sendo entregue na Cerealista Gaio.
De acordo com Arnildo, a lavoura de seo Claudir foi plantada no início de agosto, e sofreu com a estiagem registrada ainda no final de agosto e início de setembro. "No início do ciclo, a lavoura estava em situação comprometedora, tanto que o próprio produtor pensava em condená-la e fazer um replantio. Mas se recuperou muito bem e hoje está apresentando bons índices."
Outras lavouras de milho e algumas lavouras de soja também deverão ser colhidas ainda neste mês, mas o período de intensificação das colheitas de milho é em fevereiro, enquanto a soja deve ter o maior volume de colheita em março. "Mesmo com alguns registros de lavouras atingidas por granizo ou ventos, acredito que desta vez não teremos nenhum pedido de Proagro, porque a maioria das lavouras prejudicadas conseguiu se recuperar, graças ao bom comportamento climático", frisa o chefe da Emater.
A expectativa para safrinha também é boa. "Com a colheita do milho, boa parte dos produtores deverá partir para o plantio do feijão e um pouco de soja. A área colhida de soja também deverá dar espaço ao plantio de feijão e algumas áreas de milho", acredita Arnildo.
Concurso de colheitas
Com a chegada do período das colheitas, a Emater e a Seab já se mobilizam para a realização do 3º Concurso de Redução de Perdas na Colheita. Os operadores de máquinas de toda a região podem participar e as inscrições já podem ser realizadas nas unidades da Emater ou Seab. "Este concurso tem dado bons resultados, e no ano passado tivemos mais de 200 operadores inscritos. A meta é superar o número de participantes neste ano", conclui Arnildo.
Fonte: Jornal de Beltrão