MERCADO DE TRABALHO
segunda, 04 de fevereiro de 2013
Sudoeste gera saldo positivo de 6.127 novos postos de trabalho no ano passado
Os 42 municípios da região Sudoeste do Paraná geraram como saldo positivo 6.127 postos de trabalho de janeiro a dezembro do ano passado. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego revelam que dos números apresentados, a indústria de transformação alcançou o primeiro lugar e fechou com 1.694 vagas, seguido por serviços, 1.647, e comércio, 1.579. Os três setores representam 80.3% de empregabilidade. A construção civil consolidou 531 novos postos.
“Está crescendo por causa da situação econômica e a confiança por parte dos industriários. Alguns incentivos fiscais promovidos pelo governo, como a redução da própria tarifa de energia e linhas de crédito, motivam o setor. No mundo da concorrência em que a gente vive, automaticamente se terá mais margem de negociação e de repassar esses descontos ao produto final”, declara o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Sudoeste (Sindimetal), Evandro Néri.
Para o presidente da Associação Comercial Empresarial de Pato Branco (Acepb), Jair Santos, o setor de serviços é uma tendência de crescimento no Brasil assim como ocorre em outros países. “É uma situação que agrega valor em muitas vezes ao produto”, avalia. No entanto, o presidente espera que esse crescimento continue e seja aliado à qualidade. “E para isso tem que haver a qualificação da mão de obra profissional. Este aspecto é decisivo na manutenção e crescimento do setor”, detalha.
Entre os municípios que se consolidaram a gerar emprego e tiveram saldo positivo estão: Pato Branco (1.332), Dois Vizinhos (750), Palmas (748), Francisco Beltrão (738), São João (380) e Chopinzinho (310). Os que tiveram saldo negativo são os municípios de Capanema (134), Saudades do Iguaçu (122) e Cruzeiro do Iguaçu (39).
Ao analisar pelo perfil setorial dos municípios, os serviços de Pato Branco contabilizaram 475 enquanto que 367 pertencem a Dois Vizinhos e 295 em Francisco Beltrão. Pato Branco e Dois Vizinhos foram os municípios que tiveram maiores saldos de empregos na indústria de transformação, 366 e 320, respectivamente. Na agropecuária foi Palmas que se destacou quando gerou 355 vagas.
Francisco Beltrão liderou no comércio ao bater 273 empregos. Contratações na administração pública o município de Pato Branco atingiu 180 frente 211 vagas positivas no Sudoeste. Na construção civil os dados apontam Pato Branco com 128 e Palmas que somou 102 empregos. Marmeleiro no setor da extração mineral criou 36 novos postos de trabalho. O município de Chopinzinho vem em seguida, 16.
Fonte: Diário do Sudoeste