VEÍCULOS

quarta, 06 de fevereiro de 2013

Frota de veículos cresce 6,9% em Pato Branco



A frota de Pato Branco alcançou, em 2012, a marca dos 45.874 veículos. Um aumento que, comparado ao ano de 2011, foi de pouco mais que 6,9%, sendo que em 2011 o registro de veículos no município foi de 42.905.
Contudo o número de veículos registrados no ano de 2011 foi maior que em 2012, já que naquele ano foram registrados 3.093 veículos, e em 2012 2.787. Também a alta entre os anos de 2011 e 2012 foi menor que a registrada entre 2010 e 2011, que chegou a 8%, quando a frota saltou de 39.625 para 42.905 veículos.
Hoje, o número de veículo que circulam em Pato Branco equivale a mais da metade da população do município, já que, segundo a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levantada em 2012, a população pato-branquense está entre 73.901 habitantes. Isso representa um carro para cada 1,5 habitante.

Estimativa
Apesar de 2012 ter sido um ano em que a compra do carro zero km foi muito incentivada principalmente pelo governo federal, que reduziu várias taxas para estimular as compras, os números mostram que possivelmente o consumidor não esteve tão disposto a investir na adesão de um veículo novo.
De acordo com a chefe da 5ª Ciretran de Pato Branco, Marilene Meneguzzo Schmomberger, a queda no registro de veículos novos pode ser percebida principalmente após o mês de outubro até dezembro e não apenas em Pato Branco, mas em todo o estado do Paraná. Contudo, os meses que antecederam a esse período, principalmente em agosto, a quantidade de registros realizados foi grande, tanto de veículos novos, como de seminovos e usados.
Ela atribuiu a queda dos registros após outubro a um comportamento de cautela por parte dos consumidores, pois o final do ano se aproximando e início de outro ano é comum que as pessoas tenham mais cuidado com a adesão de novas contas. Afinal, são meses em que muitos compromisso financeiros aparecem, como o pagamento de impostos, matrículas e materiais escolares.


Crescimento e melhorias
Ano a ano é normal que haja um aumento na frota de veículos dos municípios, e uma das consequências que vem com esse consumo excessivo é que as cidades ficam superlotadas de automóveis.
Em Pato Branco a situação não é diferente. Já são visíveis os problemas com a superlotação de veículos principalmente na região central da cidade. Situações como essa acabam exigindo das autoridades uma atenção especial e um estudo para amenizar o problema.
Conforme o coordenador do transporte coletivo e coordenador interino de trânsito de Pato Branco, Jacir Gonçalves da Rocha, assim como a frota de veículos aumenta ano a ano, o poder público municipal também procura anualmente fazer melhorias no trânsito, buscando alternativas que possam facilitar o fluxo dos veículos.
Contudo, ele reconhece que melhorias maiores são necessárias em Pato Branco, tanto que em 2012 foi realizado um estudo mais aprofundado, com uma empresa especializada, que apontou algumas mudanças que deverão ser feitas. “Existe a preocupação por parte do prefeito (Augustinho Zucchi), que tem uma visão bem adequada quanto a isso. Há preocupação com a questão da mobilidade urbana, e já foi encomendado, junto ao IPPUPB, o levantamento a respeito do trânsito da cidade, principalmente na região central, quanto à ruas que são entradas e saídas que ligam o centro da cidade até as rodovias”, destacou.

Medidas imediatas
Enquanto as melhorias para viabilizar o trânsito de Pato Branco ainda permanecem em estudo, algumas mudanças imediatas já têm sido providenciadas. Segundo Rocha, entre elas estiveram às sincronizações e instalações de semáforos, mudança de mão de algumas vias, transformando ruas em mão única e outras em mão dupla, e também a proibição de algumas conversões a esquerda em locais em que havia o congestionamento de veículos, como as que foram realizadas na avenida Tupi.
Fonte: Diário do Sudoeste
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997