quinta, 18 de agosto de 2011
Amsop espera assinar com o BNDES ainda neste mês projeto de apoio à bacia leiteira
A Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop) aguarda a liberação de uma verba de aproximadamente R$ 20 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que será aplicada na bovinocultura leiteira. Com mais de 800 milhões de litros/ano (números de 2010), o Sudoeste se tornou a segunda maior bacia leiteira do Paraná. "Esperamos anunciar nos próximos dias este projeto", afirmou o prefeito Clóvis Cucolotto (PR), presidente da entidade municipalista, em encontro promovido sexta-feira, 12, nos Lagos do Iguaçu, em São Jorge DOeste.
O projeto foi elaborado no começo deste ano pela Amsop, Emater e Agência de Desenvolvimento Regional e entregue ao governo federal e ao BNDES. A proposta visa investir recursos financeiros em cursos e treinamentos para qualificar os produtores e trabalhadores que atuam na bovinocultura leiteira. Em síntese, de nada adianta aumentar a produtividade se o leite entregue aos laticínios não tiver qualidade. O presidente da Amsop adianta que o projeto encontra-se em análise final no BNDES. Os recursos devem ser liberados a fundo perdido e as contrapartidas das prefeituras serão os investimentos em melhorias nas estradas rurais, colocação de cascalho, readequação de vias e auxílio na abertura de valas para a colocação de silagem.
Clóvis, no entanto, argumenta que as entidades trabalham com muita cautela este projeto. "Estamos tendo cuidado principalmente na divulgação e vamos abrir todo o projeto quando tivermos, assim, a assinatura (do convênio) do BNDES, aí sim é algo que vai marcar o Sudoeste", comentou.
Clóvis destacou os apoios da ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e da deputada estadual Luciana Rafagnin, ambas do PT, "que estão alavancando o projeto". Esta proposta conta com o apoio e parceria de outras entidades e instituições que serão anunciadas quando o projeto for assinado.
Clóvis acredita no final deste mês ou início de setembro poderá ser assinada a parceria.