AGRICULTURA
quarta, 06 de março de 2013
Prefeitura investe na cadeia produtiva do leite
A pecuária leiteira nas pequenas propriedades rurais do Sudoeste do Paraná desempenha um importante papel socioeconômico, possibilitando a utilização de mão de obra familiar, remunerando-a no nível de mercado, além da entrada mensal de dinheiro no caixa da propriedade. Permite, ainda, que a família rural tenha uma reserva de valor (poupança) de elevada liquidez, através de seus animais. Apesar de a exploração leiteira ser uma atividade complexa, uma das mais difíceis do setor agrícola, essas características amenizam as dificuldades financeiras dos agricultores familiares ou, até mesmo, viabilizam a sua permanência no meio rural.
Neste cenário o município de Vitorino tem se destacado. No ano de 2011 foram quase 25 milhões de litros de leite produzidos, o que gerou uma receita próxima dos R$ 20 milhões. Segundo o secretário municipal de Agricultura, engenheiro agrônomo Marciano Vottri, em janeiro e fevereiro de 2013 o município já prestou mais de mil horas de serviço de silagem de milho safra normal para os agricultores vitorinenses dentro do programa de apoio.
"A demanda crescente deste tipo de serviço exige uma logística intensa de trabalho considerando que o intervalo de corte do milho para silagem situa-se em torno de 25 dias. Entre os dias 10 de janeiro de 5 de fevereiro, concentrou-se a maior parte do serviço, mas mesmo assim conseguimos atender mais de 90% das solicitações, totalizando mais de 130 alqueires de silagem. Esse programa é de fundamental importância ao agricultor familiar, pois, além de uma faixa de isenção de horas de serviço, o excedente tem um custo simbólico, possibilitando ao produtor de leite diminuir consideravelmente os custos de produção de forragem para o seu plantel e, dessa forma, o custo final do leite", destaca Marciano.
Além do serviço de silagem, o município oferece médico veterinário para atendimentos de clínica, cirurgias e assistência técnica ao produtor, nitrogênio líquido para associações comunitárias que trabalham com botijões de inseminação artificial e até uma linha telefônica 0800 para o agricultor solicitar serviços sem nenhum custo.
O prefeito Juarez Votri (PMDB) já no início da gestão fez a ampliação do programa, adquirindo uma ensiladeira nova. "Temos como objetivo promover o fortalecimento da atividade leiteira, proporcionando o desenvolvimento econômico e a ascenção dos produtores de leite, garantindo uma qualidade de vida e a fixação do homem no campo", ressalta Juarez
Fonte: Jornal de Beltrão