Região
terça, 12 de março de 2013
Servidores participam de capacitação do portal de convênios do governo federal
A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), iniciou capacitação de gestores de projetos e consultores para o Siconv, um sistema via internet que gerencia os convênios do governo federal. Com duração de 16 horas, duas turmas de 20 alunos cada são contempladas, neste primeiro momento, durante esta semana. A primeira iniciou o treinamento ontem e termina hoje. Por sua vez, a segunda turma participará amanhã e quinta das aulas.
De acordo com o secretário executivo, e ex-prefeito de Renascença, José Kresteniuk, a capacitação facilita o trabalho de técnicos que vão prestar serviços para os prefeitos. “Hoje está se eliminando os papéis e a prefeitura, através de inscrição, poderá acessar os convênios, bem como saber de emendas parlamentares. Toda a tramitação, inscrição, liberação, contrato e prestação de contas são feita online. Como houve renovação de administrações, existe a necessidade da formação de novos técnicos”, explica.
Além de técnicos de prefeitura, alguns assessores de associações comerciais participam do curso. São limitadas duas vagas por municípios, entretanto no mínimo um participa do curso. “O participante da capacitação é aquela pessoa mais ligada aos setores de finanças e administração. O ideal também seria a participação de um profissional de cargo de carreira porque conhecimento vai dando sequência mesmo que troquem os prefeitos”, propõe, pois conforme o secretário se tiver novos interessados, em abril será ministrada outra turma. O investimento corresponde ao valor de R$ 350,00 por inscrição.
A importância do curso na análise de Kresteniuk se deve as intensas modernizações que o setor público passa. “Ainda serve para ter uma administração transparente e evitar problemas na hora de prestar contas”.
O instrutor do treinamento é Alexandre Cedran, que, entre as especialidades, atua como professor de pós-graduação na disciplina de gerenciamento de recursos públicos e privados e consultor em gestão de convênios.
Entre as questões abordadas na capacitação estão: considerações sobre o sistema; análise e detalhamento dos programas abertos pelo governo federal; emendas parlamentares; falhas e irregularidades mais frequentes na gestão dos convênios; gestor e a equipe de gestão de convênios; inclusão da proposta; prorrogação e termo aditivo; procedimentos de acompanhamento e fiscalização; empenho e ordem bancária; ajuste do plano de trabalho; licitação e contratos; execução de contratos de obras, bens e serviços; documento de liquidação e pagamentos; aplicação financeira, abertura de contas, contrapartida; relatórios de execução; módulo de prestação de contas; processo e envio de prestação de contas.
Fonte: Diário do Sudoeste