Região

quarta, 13 de março de 2013

Chuvas ultrapassam a média para o mês em Beltrão

Nos primeiros 12 dias de março, as chuvas atingiram, até as 18h de ontem, 178,8 milímetros em Francisco Beltrão. Esse número já é maior que a média para o mês no município — de 105 a 165 milímetros, segundo dados do Simepar. Em Pato Branco, os registros apontavam mais de 200 milímetros e em Palmas, 128 milímetros (até as 14h de ontem). A previsão do instituto meteorológico é de que as condições permaneçam favoráveis às precipitações até amanhã.

De acordo com o 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Beltrão, as precipitações causaram pontos de alagamento nos bairros São Miguel e São Francisco. No final da tarde, o nível do rio Lonqueador já se encontrava próximo ao limite em alguns pontos, como no parque de exposições Jayme Canet Júnior. Na região da Unipar também teve alagamento.



Chuvas dificultam a colheita da soja

O excesso de chuvas do mês está dificultando a colheita da soja na microrregião de Pato Branco. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Seab, até ontem já havia chovido cerca de 70 milímetros a mais do que o esperado para todo o mês de março. A média de chuvas para março é de 136 mm; até a tarde de ontem Pato Branco já havia registrado mais de 200 mm.

Segundo o técnico agropecuário do Deral, Ivano Carniel, os produtores que esperavam uma boa safra, caso a chuva continue, poderão ter grandes perdas. O técnico explica que muitas lavouras estão em ponto de colheita, principalmente a de soja. “Com certeza teremos perda de produtividade. O que a gente observou é que os produtores de soja tinham expectativa de realizar uma colheita com excelente produtividade. Com toda esta chuva acredito que a produção ficará apenas dentro da nossa estimativa inicial de 3 mil a 3,3 mil quilos por hectare”.
Fonte: Jornal de Beltrão
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997