ECONOMIA
sexta, 15 de março de 2013
Prévia do PIB avança 1,29% em janeiro e supera expectativas
Depois de um 2012 de fraca atividade e um crescimento do PIB inferior a 1%, a economia iniciou um ano com sinais positivos na esteira da reação da indústria e superou as expectativas de analistas de mercado.
Segundo dados do Banco Central divulgados hoje, a atividade avançou 1,29% em janeiro na comparação com dezembro (resultado com ajuste sazonal, que desconsidera efeitos de determinado período do ano).
Analistas esperavam uma alta de 0,9% na comparação mensal em janeiro, de acordo com a mediana de 17 projeções. As contas variaram de alta de 0,5% a 1,80%.
O resultado se dá após o desempenho acima do esperado na produção industrial. O crescimento da atividade nas fábricas, de 2,5% em relação a dezembro, foi o mais forte nesta comparação desde março de 2010.
Embora em ritmo menor (0,6%), as vendas do varejo também contribuíram para que a atividade iniciasse o ano em alta.
Indicador
O índice de atividade do Banco Central divulgado hoje é um indicador de abrangência nacional que busca refletir mensalmente a atividade econômica em determinado período.
O indicador acompanha a atividade econômica através de variáveis cujos comportamentos estão correlacionados à produção realizada nos três setores da economia brasileira (agropecuária, indústria e serviços) e dos impostos.
Já o PIB (Produto Interno Bruto), calculado e divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), não mede simplesmente a produção da economia, mas sim o valor adicionado pelos setores.
Fonte: Diário do Sudoeste