AGÊNCIA
segunda, 18 de março de 2013
Professores da UTFPR de Beltrão e Pato Branco farão estágio em instituto italiano
Os professores João Francisco Marchi, da UTFPR de Francisco Beltrão, e Simone Beux, de Pato Branco, farão um estágio de 21 dias na área de tecnologia de alimentos no instituto Bioagro Innovazioni e Biotecnologie Agroalimentar, em Thiene, na Itália.
O principal objetivo da excursão é acompanhar o desenvolvimento do fermento autóctone oriundo da região, que vai ser utilizado na produção de um queijo típico do Sudoeste. Esta é a terceira etapa do consórcio para produção de queijo no Paraná, realizado em parceria entre a UTFPR, a Agência de Desenvolvimento e o governo da Província de Belluno, na Itália. Em novembro de 2012, com a presença da especialista Angiolela Lombardi, do instituto Bioagro, foram coletadas amostras em laticínios da região e processado o isolamento de bactérias lácticas para a produção do fermento.
Na sequência, o fermento será aplicado nas queijarias da região interessadas em fazer parte do projeto. "Isso vai alavancar a região como produtora de queijo, pois teremos uma marca própria, sabor e aroma típicos do Sudoeste, como acontece com o vinho na região de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul", comentou Marchi.
Fonte: Jornal de Beltrão