Região
terça, 19 de março de 2013
Caldato assume presidência da Assinepar
Na última sexta-feira (15), assumiu a direção da Associação dos Sindicatos Rurais do Sudoeste do Paraná (Assinepar), sede própria localizada em Francisco Beltrão, o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Oradi Francisco Caldato. O posto era ocupado por Enio Pigosso, que, por aceitar o convite para comandar a Secretaria de Aviação e Obras de Chopinzinho, pediu o desligamento da direção do órgão.
A decisão de Caldato em assumir como presidente teve a aceitação dos supervisores regionais das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Pato Branco e Francisco Beltrão, e foi unânime pelos representantes dos sindicatos presentes na reunião realizada semana passada. Também houve manifestação de apoio de diretores da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).
O novo presidente ocupa função até 2015 e, neste primeiro momento, já definiu algumas prioridades. O diagnóstico da situação de cada entidade é uma delas. “Vamos fazer visitas aos sindicatos e saber como estão as dificuldades, ajudar e amparar, bem como agregar mais associados e atender cada vez mais e melhor os associados”, falou.
Outra questão diz respeito aos treinamentos de profissionais que atuam diretamente nas 22 entidades existentes na região Sudoeste. “O agricultor precisa ver sua entidade como uma porta para resolver os problemas, sem ficar com dúvidas. As entidades precisam ficar atentas sobre as informações para defender a nossa classe”, detalhou.
O novo presidente enfatizou que este ano é um momento que se aguarda com expectativa assuntos sobre o sistema de cadastro ambiental rural e o plano de regularização ambiental.
Por sua vez, Pigosso disse que desde julho do ano passado, enquanto foi presidente, se empenhou para buscar boa representatividade, além de manter elo com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). Trabalhou assuntos relacionados à logística, como a questão da construção da ferrovia.
ambém enalteceu o Senar, pois, em sua opinião, a entidade representa o “braço forte” através da formação e assistência técnica, gerando o desenvolvimento da agricultura como um todo. “Com certeza, Caldato vai dar continuidade nos trabalhos e melhoras das ações, por ser capacitado e comandar um dos maiores sindicatos da região do Sudoeste, que é atuante em Pato Branco”, destacou.
Pigosso encara como desafio assumir um dos setores da municipalidade. “Eu já tenho conhecimentos na área de máquinas. Não é novo, mas é desafiador. Porque, como sempre dissemos, a gente precisa participar das questões públicas para defender os interesses dos agricultores”, projeta.
Como Pigosso deixou o cargo, o vice-presidente do Sindicato Rural de Chopinzinho foi assumido pelo vice-presidente, Tadeu Arcosi.
Fonte: Diário do Sudoeste