Região
terça, 19 de março de 2013
Sudoeste participa de capacitação para secretarias de educação
Durante o dia de ontem, os 42 municípios do Sudoeste, representados por uma equipe técnica da secretaria de Educação de cada administração, participaram da capacitação do Plano de Ações Articuladas (PAR). O trabalho foi realizado na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e contou com a participação do deputado federal Zeca Dirceu e da deputada estadual Luciana Rafagnin.
Segundo o secretário executivo da Amsop, José Kresteniuk, hoje, para que os municípios possam pleitear recursos, é preciso que o projeto esteja cadastrado no PAR. Desta forma ele avalia a participação do quadro técnico na capacitação como algo importante, pois é uma maneira dos municípios estarem atualizados e por dentro de como acontece o processo.
Quem ministrou os trabalhos foi à técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marlinda Pacheco Andrade, que em algumas ocasiões avalia os projetos encaminhados pelas municipalidades.
De acordo com Kresteniuk, foi uma oportunidade onde os municípios puderam ver como funciona o processo, como devem proceder e organizar os projetos. “Os técnicos estão aprendendo como acessar o sistema e quem procurar se existir dúvida”, resumiu ele.
Conforme a secretaria de Educação e Cultura de Pato Branco, Heloi Aparecida De Carli, que participou da capacitação, as orientações repassadas são fundamentais, pois até então havia apenas informações superficiais de como a secretaria deveria monitor estas ações. “Agora ela (Marlinda) explanou de uma forma aprofundada todas as dimensões do PAR”, disse, afirmando que agora é possível enxergar o plano de uma forma sistêmica.
Com a participação dos municípios do Sudoeste, as secretarias de Educação agora terão um tempo para interagir com o espaço do PAR. A intenção é oportunizar a verificação do que já existe de planejamento e alimentar o sistema com os dados da atual administração. “É um momento para realimentar este sistema e, a partir de então, planejar as ações dos próximos quatro anos”, explicou ela.
Embora a capacitação seja importante para aqueles que fazem parte das novas administrações, Heloi disse que também existe dificuldade por parte daqueles que permanecem de administrações passadas. “A ação do Ministério da Educação é um comportamento novo, que atende as expectativas e as necessidades das pessoas que coordenam as secretarias de Educação”.
Segundo o deputado federal Zeca Dirceu, há cerca de 50 dias a presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou R$ 60 bilhões de investimentos para os municípios. Entretanto, ele disse que eles têm dificuldades para acessar estes recursos. Tendo em vista este problema, tanto ele, como a deputada estadual Luciana Rafagnin, estão organizando caravanas e capacitações para orientar às administrações municipais sobre os programas. No início do mês, uma comitiva de aproximadamente 80 municípios visitaram alguns ministérios em Brasília.
De acordo com Dirceu, existe uma carência muito grande, principalmente daqueles municípios onde houve troca de administração, para entender como funciona o sistema eletrônico. “Não basta apenas o município fazer o pedido ou apresentar um projeto se não tiver as informações bem detalhadas. É com essas informações que o Ministério da Educação decide qual será o município contemplado e quanto será o repasse”, resumiu o deputado.
Fonte: Diário do Sudoeste