quinta, 18 de agosto de 2011
Diretoria da Amsop pede apoio a Edson Casagrande para estudos das rodovias da região
O secretário estadual de Assuntos Estratégicos Edson Casagrande recebeu o pedido de apoio da diretoria da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) ao estudo visando propor melhorias nas rodovias que cortam a região. Casagrande e os prefeitos participaram de encontro sexta-feira, 12, em São Jorge DOeste. Edson, que tem residência em Pato Branco e pertence ao Grupo Meimberg, com mais de 60 empresas no Paraná, tem conhecimento que a Amsop, os sindicatos rurais e cooperativas e a Agência de Desenvolvimento estão elaborando este projeto.
Clóvis Cucolotto, prefeito de São João e presidente da Amsop, disse que a entidade quer o apoio do secretário Edson Casagrande para desenvolver o projeto de melhoria das estradas do Sudoeste. "Ele está empenhado nisso", adiantou o presidente da Amsop. Várias entidades se uniram para elaborar o estudo que apontará os problemas e gargalos das rodovias da região. Nos últimos dez anos houve um aumento na frota de veículos do Brasil e da região.
As rodovias que cortam o Sudoeste já não comportam tantos veículos. Há pontos que necessitam de terceira pista, acostamentos e outras melhorias para fluir o trânsito e proporcionar mais segurança aos motoristas.
Entrave à economia e ao turismo
Para o presidente da entidade municipalista, a melhoria das estradas pode incentivar até mesmo os turistas. A região sedia eventos religiosos (romarias de Renascença, Barracão, Cruzeiro do Iguaçu e Santa Izabel), festas típicas (São João), possui praias artificiais (Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu e São Jorge DOeste), empreendimentos de turismo rural (Verê, Francisco Beltrão, Coronel Vivida, Capanema e Santo Antônio) e de águas (Verê, Sulina, Marmeleiro e Pérola DOeste). "Então, nós temos de explorar mais o turismo rural no Sudoeste", defendeu Clóvis.
Para desenvolver o turismo e incrementar a economia, no entendimento da Amsop, é preciso que os governos estadual e federal invistam em melhorias na malha viária. Clóvis acredita que a região está perdendo em termos de economia com a situação atual. Por isso, ele acrescentou que, "apresentando este estudo, que deve ficar pronto nos próximos dias, eu creio que o governo estadual vai olhar sensibilizado para a nossa malha viária".
O presidente da associação de municípios citou, ainda, o movimento nas rodovias. O formato delas já estaria ultrapassado. Ele aproveitou para indagar: "Então, quantas pessoas perdem a vida?" Há trechos como a PR 180, entre Beltrão e Marmeleiro, e a PR 158, entre Pato Branco e Vitorino, que têm tráfego intenso diário.
Cada um tem a sua ideia
Edson Casagrande considera o projeto amplo e que tem a adesão das lideranças regionais e deputados. Mas ele afirmou que "eu, particularmente, estou participando. Defendo fortemente que cada um, quando participa, tem que levar a sua sugestão, a sua ideia".
Casagrande tem a sua proposta, talvez diferente do que outras lideranças. "Eu defendo que nós tenhamos uma conservação permanente das nossas estradas, com equipes. (Tem que) tirar da mão do DER, que o DER não tem equipe, e colocar o Estado do Paraná, não no Sudoeste, fora daqui, já tem outras experiências onde permanentemente nós temos uma conservação."
O secretário acrescentou que "isso se chama contrato de conserva, onde a empresa recebe (recursos) pra manter (a estrada). Quanto mais conservada ela estiver, menos ela vai ter de despesa".
Um bom exemplo de via bem conservada no Sudoeste é o trecho da PR 281, entre Dois Vizinhos e São Jorge DOeste. O serviço de melhoria e recuperação foi tão bem feito entre 1995 e 1997 que a rodovia continua em boas condições. "Essa estrada não tem um buraquinho até hoje, porque quando ela foi feita, foi feita uma estrutura definitiva, de boa qualidade. A empresa que fez, fez um serviço de boa qualidade, e se nós analisarmos o valor que foi gasto nesta estrada e diluirmos o que se gasta de conservação nas outras mal feitas, você pode pagar o financiamento, o governo pode contrair o financiamento nos bancos de desenvolvimento e fazer uma boa estrada assim."