GERAL
sexta, 22 de março de 2013
Darci Piana toma posse na Academia Paranaense de Letras
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, tomará posse na próxima segunda-feira (25), na Cadeira nº 29 da Academia Paranaense de Letras (APL). A solenidade será realizada no auditório da própria Fecomércio, em Curitiba.
Nascido em Carazinho (RS), mas radicado desde a juventude em Palmas, no Sudoeste do estado, Piana veio para Curitiba nos anos 60, concluindo aqui seus estudos em Ciências Contábeis e Administração, na UFPR e na FAE. Desde 2004 é presidente do Sistema Fecomércio.
Eleito para a Academia em novembro passado, ele sucede a poetisa pontagrossense Leonilda Justus. Será o segundo integrante da APL a ter raízes no sudoeste. Antes dele, apenas o poeta Cícero França, falecido em 1908, representou a região.
Segundo o ex-presidente da Academia Paranaense de Letras, Eduardo Rocha Virmond, "Darci Piana tem feito muito pela cultura do Paraná. A restauração do Paço da Liberdade e sua devolução ao uso da população como unidade cultural do Sesc já comprovam o compromisso de Piana com a preservação das nossas tradições".
Além do restauro da antiga sede da prefeitura de Curitiba, a Fecomércio, também por meio do Sesc, assumiu a reforma do antigo Cadeião de Londrina, a ser transformado em centro cultural. As obras serão iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.
Darci Piana é autor do livro "Nos Passos do Comércio", que traz artigos sobre a conjuntura econômica e a realidade do comércio paranaense e brasileiro, publicados a partir da sua posse na presidência da Fecomércio.
Para ele, a eleição para a Academia é o reconhecimento de um trabalho que deve ser compartilhado: "Ninguém faz nada sozinho. O Paço da Liberdade, a revitalização do seu entorno, incluindo as Ruas Riachuelo e São Francisco, o Cadeião, a disseminação da cultura por meio das bibliotecas do Sesc e dos livros editados pelo Senac, o futuro Museu do Comércio, a ser instalado no edifício-sede da Federação, tudo o que foi feito e ainda vamos fazer se deve ao trabalho incessante dos empresários do comércio e aos colaboradores do Sistema. Sem eles, nada teria sido possível", concluiu o novo acadêmico.
Fonte: www.fecomerciopr.com.br