SUDOESTE

segunda, 25 de março de 2013

Sudoeste colheu 53% da produção de soja

Apesar de as chuvas atrapalharem, no momento que o tempo se firmou o Sudoeste colheu, em média, 53,3% de plantação da soja. Dos três núcleos regionais de Departamentos de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Pato Branco atingiu 60%, enquanto que Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, 50%.

Produtores investiram na plantação da oleaginosa em uma área que correspondem 482.900 hectares. Se somar o número mínimo de toneladas a serem colhidas, a produção deverá ficar acima de 1,5 milhões, uma vez que são estimadas de 3 mil a 3,3 mil quilos por hectare. Essa quantidade poderia ser bem maior caso a safra tivesse boa para a colheita em janeiro, onde produtores conseguiram obter mais de 4 mil quilos.

“As dificuldades são inúmeras porque as chuvas fizeram perder produtividade, qualidade e muitas variedades prejudicadas para a próxima safra”, comentou o técnico do Deral de Pato Branco, Ivano Luiz Carniel.

Na regional de Beltrão, o engenheiro agrônomo, Ricardo Kaspreski, reafirmou que o volume de chuvas provocou a perda de qualidade, com grãos mofados e ardidos.

Em Dois Vizinhos, o núcleo atende sete municípios, e segundo o chefe Vinícius Coletti, a chuva excessiva certamente prejudicará a outra porcentagem. A respeito da ampliação da área de colheita, ocorrerá caso as chuvas derem trégua.
Além dos problemas que a chuva provoca, está também difícil o processo de escoamento da produção. Conforme a Assessoria de Comunicação do Porto de Paranaguá, de janeiro até ontem foi registrada 27 dias de paralisações no embarque de grãos. Ao comparar ano passado, no mesmo período, houve 13 dias de paralisações, 100% a mais. No entanto, a partir desta sexta, como o tempo melhorou, o carregamento dos navios voltou à normalidade.

O corredor de exportação de Paranaguá movimentou, nos dois primeiros meses deste ano, 2,03 milhões de toneladas de grãos frente os 2,08 milhões em 2012, 50 mil a menos.
Mesmo assim, a expectativa de exportações, conforme estatísticas da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) é 24% a mais do que em 2012. Ano passado a soja atingiu 6,8 milhões de toneladas, a previsão da semente deverá chegar os 8,47 milhões.

Sobre o cancelamento de carregamentos de soja por uma empresa chinesa em virtude do atraso nas filas, a assessoria desmentiu a informação e responsáveis disseram que, em conversa com os técnicos, não pode existir assim que está programado com um navio.

Porém, enfatiza que pode ocorrer a revogação de embarques futuros, devido a desentendimentos entre importador e exportador. “Se o navio não foi programado adequadamente, ocorrem problemas desta natureza. Mas, navio programado e com carga disponível, não pode ser cancelado”, diz a nota.
Fonte: Diário do Sudoeste
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997