Regional
quarta, 27 de março de 2013
Sudotec prepara criação de Fábrica de Software Mirim
A Associação para o Desenvolvimento Industrial e Tecnológico do Sudoeste do Paraná (Sudotec) e seus parceiros estão articulando a criação de uma Fábrica de Software Mirim, que complementará o trabalho feito pelo projeto Aprender e Crescer, em Dois Vizinhos.
O espaço funcionará como uma incubadora de negócios, onde os jovens serão estimulados a desenvolver ideias que possam se tornar produtos ou negócios de base tecnológica. “Haverá duas modalidades. Na primeira os participantes desenvolvem seus próprios projetos. Na outra as empresas parceiras podem apresentar demandas, como a criação de suportes, que poderão ser desenvolvidos na Fábrica”, explicou Daniela Tremea, Gerente de projetos trainee do Escritório de Gerenciamento de Projetos, setor criado através de uma parceria entra a Sudotec e a prefeitura de Dois Vizinhos.
O projeto Aprender e Crescer surgiu em Dois Vizinhos, mas também existe em vários outros municípios da região, inclusive Pato Branco. Seu objetivo é capacitar jovens para sanar demandas específicas apresentadas por empresas do ramo de tecnologia. “A fábrica será um ambiente intensivo de aprendizado, onde os jovens poderão por em prática os conhecimentos adquiridos”, explicou.
Os interessados em participar da Fábrica de Software Mirim devem procurar a nova sede da Sudotec, que funciona na Rua do Comércio, no prédio do Supermercado Quadri, região Centro Norte de Dois Vizinhos.
Segundo Daniela haverá um processo de seleção, que entre outros critérios avaliará o currículo dos candidatos. Podem participar do processo formados em qualquer uma das turmas do Aprender e Crescer já organizadas em Dois Vizinhos.
Negócio
Daniela explica que estarão disponíveis 30 vagas para os turnos da manhã e da tarde. Os participantes serão acompanhados por um tutor e não receberão remuneração, nem precisarão pagar taxas ou mensalidades. “É possível que no futuro consigamos oferecer algum tipo de bolsa através de nossos parceiros”, continuou.
As ideias com potencial de se tornar produtos ou negócios poderão ser transferidos para a incubadora de negócios da Sudotec, que foi reativada recentemente com a transferência da associação para sua nova sede.
Incubadora
A incubadora de negócios da Sudotec é um espaço destinado para qualquer empreendedor com um projeto de produto ou empresa de base tecnológica. Os interessados devem preencher um plano de negócios, que será avaliado por uma banca formada por especialistas no ramo da tecnologia.
Se for considerado viável, o projeto pode ingressar na pré-incubadora, caso o produto ainda não tenha sido desenvolvido; ou na incubadora, quando o produto ou empresa já está para entrar no mercado. De acordo com Daniela, as empresas incubadas recebem consultoria em várias áreas da gestão de negócios.
Fonte: Diário do Sudoeste