Regional
quinta, 28 de março de 2013
Amsop deve sediar audiência pública
Os prefeitos da região Sudoeste do Paraná que estiveram quarta-feira, 26, em Brasília, para audiência com o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, voltaram satisfeitos com as informações recebidas. Bernardo garantiu que o Sudoeste paranaense estará na nova rota da Ferrovia Norte-Sul. A EPL está fasendo estudos do traçado da ferrovia entre Maracaju (MS) e Cascavel (PR).
O trecho que liga Chapecó e Maravilha (SC), Cascavel, Toledo, Francisco Beltrão, Pato Branco e Dois Vizinhos (PR) é responsável por 50% da produção de frango do país — regiões Oeste e Sudoeste do PR e Oeste de Santa Catarina. A ferrovia será fundamental para o escoamento da produção agrícola e entrada de insumos, como o milho que é transportado do Mato Grosso para as duas regiões visando a fabricação de ração para os aviários de frangos e perus.
Integração das cadeias
O prefeito de Francisco Beltrão, Cantelmo Neto (PMDB), reforçou a importância da integração das cadeias produtivas na região. "A ferrovia irá auxiliar para agregar as diferentes culturas agrícolas, tanto na produção de aves quanto na produção do leite na nossa cidade, que é a maior do Paraná", ressaltou.
Segundo Neto, Bernardo Figueiredo relatou que o traçado passando do Oeste-Sudoeste do PR ao Oeste de Santa Catarina "tem toda a viabilidade". Ele adiantou que a ferrovia vai passar pela região, ainda será definido o traçado e por onde ela vai passar, se por Dois Vizinhos, Beltrão ou Pato Branco. A informação foi reforçada pelo prefeito Ricardo Ortiña (PR), de Santo Antônio, de que a ferrovia vai sair de Cascavel a Chapecó.
Para Ricardo, as regiões Sudoeste do PR e Oeste de Santa Catarina serão beneficiadas porque suas indústrias também poderão enviar produtos industrializados — leite e frango — para outras regiões do país.
Rogério Benin, prefeito de Honório Serpa (PSD) e presidente da Amsop, se colocou à disposição da EPL para que a entidade organize uma audiência pública na região a fim de discutir a proposta discutida em Brasília.
Também participaram da reunião o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), prefeito Raul Isotton (PMDB), de Dois Vizinhos, e o vice-prefeito de Beltrão, Eduardo Scirea (PT).
Fonte: Jornal de Beltrão