sábado, 27 de agosto de 2011

Comitiva do Sudoeste compartilha consórcios no Rio

 

           Uma comitiva composta por autoridades, prefeitos e representantes da Agência Sudoeste esteve, nesta semana, no Rio de Janeiro para debater projetos de interesse regional. A visita à cidade Maravilhosa teve dois objetivos principais. O primeiro foi o compartilhamento de experiências entre prefeitos da região e do Rio sobre o funcionamento dos consórcios intermunicipais. O segundo, não menos importante, foi o detalhamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico de um projeto que pretende o desenvolvimento da Bacia leiteira do Sudoeste.

            A comitiva esteve na antiga capital federal entre quinta e sexta-feira. De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), Clóvis Cucolotto, alguns prefeitos da região tiveram a oportunidade de encontrar o governador em exercício do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e com ele e outros prefeitos do Rio compartilhar experiências de consórcios intermunicipais.

           

 

Compartilhamento

 

            A visita da comitiva, conforme Cucolotto, garantiu a visita de alguns prefeitos da Cidade Maravilhosa ao Sudoeste no próximo mês. "Eles têm muita experiência nos consórcios de lixo, questões ambientais e economia solidária, que também é muito forte", comentou Clóvis, que também é prefeito de São João. Segundo ele, se o interesse dos prefeitos do Sudoeste está nos consórcios ambientais e de economia solidária do Rio de Janeiro, os prefeitos daquele Estado têm interesse nos consórcios de saúde do sudoeste do Paraná, bem como nos consórcios que dividem os custos de maquinário pesado entre três prefeituras, na fronteira.

            Clóvis preferiu não adiantar o assunto, mas deixou escapar que a Amsop está buscando criar um novo consórcio, por isso a visita ao Rio de Janeiro. A intenção deste novo consórcio seria unir todos os 42 municípios da região.

 

Bacia Leiteira

 

            Ontem à tarde, por volta das 15h, a comitiva do Sudoeste esteve reunida com técnicos do BNDES para dar detalhes do projeto de desenvolvimento da bacia leiteira do sudoeste, uma das maiores do Paraná. Conforme Cucolotto, o projeto está em suas discussões finais. "Viemos dar detalhes do projeto para ver se conseguimos fazer o lançamento deste projeto o mais rápido possível", completou.

            Célio Boneti, diretor da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste, que também faz parte da comitiva, deu detalhes do projeto que pretende conseguir R$20 milhões para ampliar e implementar a produção de leite na região.

            O projeto, encabeçado pela Amsop e desenvolvido pela Agência, tem como parceiros a Emater Regional. As metas do projeto de R$20 milhões, conforme Célio, vão da alimentação animal à criação de queijarias pela região Sudoeste. "As metas são uma melhor estruturação de pastagens nas propriedades, questão sanitária, manejo do gado leiteiro e capacitação dos produtores", acrescentou o diretor da Agência. A estruturação de unidades referenciais de produção de leite e o fortalecimento de queijarias já existentes na região não ficam fora da lista.

Fonte: Diário do Sudoeste
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997