Empregos

terça, 02 de abril de 2013

Vagas de trabalho superam procura

Em todo o Paraná são 220 Agências do Trabalhador para atender uma população que não apenas está em busca da colocação no mercado de trabalho, mas que também se valem do atendimento de encaminhamento do Seguro Desemprego.
Enquanto a maior Agência do Trabalhador (Curitiba) soma mais de 5 mil vagas, os escritórios de Pato Branco e Francisco Beltrão mantém uma média diária de cerca de 150 oportunidade de trabalho em cada unidade. O que ao longo de um mês gera um acumulado de aproximadamente 500 novas vagas cada nas duas maiores agências do Sudoeste.
Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, o Paraná vive um momento importante. “O mercado de trabalho está bastante aquecido com oferta de mão de obra para os diversos setores da economia, principalmente para o da indústria de transformação, que vem se destacando nos últimos dois anos na geração de empregos no estado”, destacou.
Para o gerente da Agência de Francisco Beltrão, Izolete Germelli, existe uma clara diversificação nas exigências dos ofertantes quanto à contratação. “O principal fator que acaba barrando a contratação é a qualificação dos interessados, muitas vezes as vagas estão à disposição, mas, não temos mão de obra propicia para a vaga, o que acaba deixando a população fora do mercado de trabalho”, afirmou a responsável pela unidade destacando que mesmo com um número considerável de vagas de trabalho, existe uma grande demanda de encaminhamento de Seguro Desemprego. “São cerca de 400 encaminhamentos mensais”, disse Izolete.
A mesma dificuldade de qualificação para a colocação de um maior número de interessados nas oportunidades contidas na unidade de Pato Branco é descrito por Normélio Bonato. “A grande maioria das vagas que são ofertadas são para a área de produção que não exige mão de obra com grande qualificação, o restante são vagas que possuem uma exigência maior, no entanto, temos dificuldades para colocação delas em virtude da falta de prepara de grande parte das pessoas que procuram pelas vagas”, afirmou Bonato. No contingente de vagas que necessitam qualificação ou experiência diferenciada ele elencou; projetista de móveis, técnico de segurança no trabalho e farmacêutico para citar alguns dos exemplos.
Quanto à questão do encaminhamento do Seguro Desemprego, Bonato destaque que a unidade de Pato Branco, além de encaminhar processos do município acaba por canalizar atendimentos de Bom Sucesso do Sul, Mariópolis e Vitorino. “Ao longo dos anos e próprio encaminhamento do Seguro Desemprego mudou, em casos que a pessoa efetuou diversos encaminhamentos ao longo do tempo, elas passam a ser direcionadas a cursos de aprimoramento”, explicou o gerente da unidade de Pato Branco relatando que a média de encaminhamento de benefício é de cerca de 470 por mês na microrregião atendida pela unidade.
Oportunidade
Os motivos que levam todos os dias uma grande quantidade de pessoas a recorrer à agência são os mais variados. Nesse universo é possível encontrar desde jovens em busca do primeiro emprego, como pessoas de mais idade que após anos dedicados a uma área profissional optam por dar novos rumos em sua vida.
Ex-motorista e com experiência como padeiro Pedro Monteiro esteve na manhã de ontem na unidade de Pato Branco e observou o painel de vagas. “Trabalhei por um longo tempo como autônomo, mas as dificuldades principalmente em relação ao aumento do valor do combustível e a não reformulação do valor dos fretes me fizeram abandonar meu trabalho”, disse ele reconhecendo as adversidades. “Estou a um bom tempo longe do emprego formal (carteira assinada), o que acaba sendo uma barreira a mais a ser vencida. No meu caso não apenas a qualificação pesa, mas também a questão idade”, disse Monteiro que começou sua jornada pela procura de um novo trabalho há poucos dias.
Fonte: Diário do Sudoeste
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997