GERAL
terça, 02 de abril de 2013
Clevelândia é o primeiro município do Paraná a estabelecer metas do ODM
Na última semana a administração de Clevelândia foi informa pela secretaria geral da Presidência da República que o município foi o primeiro e o único do Estado, até o momento, que definiu as metas e tornou público os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que serão desenvolvidos durante a gestão 2013-2016.
As metas do milênio, também conhecida como “Os 8 Jeitos de Mudar o Mundo”, é um programa que foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com apoio de 191 nações.
Segundo o prefeito de Clevelândia, Alvaro Felipe Valerio, a proposta é fazer uma gestão com foco nos resultados, onde seja possível ouvir e respeitar as pessoas. “Assim, entendemos que para obtermos êxito na gestão, é fundamental primeiramente conhecermos a fundo a realidade do município e seus indicadores sociais. Um diagnóstico local preciso permite o estabelecimento correto de metas anuais factíveis para os quatro anos de mandato. Todo gestor, seja ele do setor público ou privado, deve trabalhar com metas”, disse ele.
Para Valerio, ao aderir o programa, o município passa a perceber se os indicadores sociais estão avançando e quais precisam ser melhorados. Segundo ele, é desta forma que a gestão municipal ganha visibilidade, eficiência e fica mais próxima dos munícipes.
Conforme o prefeito, as metas são anuais e contemplam, por exemplo, saneamento básico, resíduos sólidos, criação de vagas em creches, geração de renda, aspectos da saúde, dentre outros. “É uma grande ferramenta para a população fiscalizar a eficiência da gestão municipal, basta a comunidade exigir para que os prefeitos tornem público suas metas e que cumpram o que foi estabelecido”, resumiu ele.
“Sabemos que todos os municípios encontram-se em dificuldades financeiras, o nosso não é diferente, alguns perdem tempo reclamando, nós nos debruçamos em busca de soluções. Foi assim que conseguimos garantir até o mês de março mais de R$ 6,5 milhões de investimentos para Clevelândia, todos com recursos do governo do Estado e do governo federal”, falou ele.
Por meio da agenda de compromissos, prefeitos e prefeitas poderão trabalhar com uma plataforma que permite monitorar os indicadores dos ODM na gestão administrativa municipal. Foram selecionados os principais programas, que têm relação direta com o cumprimento dos oito objetivos e os indicadores da política pública para que as metas assumidas anualmente pelos gestores municipais possam ser acompanhadas.
Todos os municípios e a sociedade podem ter acesso à agenda de compromissos por meio do portal www.portalfederativo.gov.br.
A agenda de compromissos compara os resultados alcançados de cada município que se comprometeu a atingir as metas do milênio, e certifica anualmente os gestores que desenvolvem as melhores práticas. Ao disponibilizar as informações para a sociedade e contar com a participação popular, a programa funciona como um instrumento de transparência e coesão social.
Segundo Valerio, o foco é motivar a população para que exista a cobrança e os prefeitos disponibilizem as metas, pois são ações importantes. Em Clevelândia, conforme o prefeito, primeiro foi realizado o diagnóstico da situação onde foi possível verificar o contexto do município. Em seguida, houve a discussão com os secretários e responsáveis pelos departamentos para a definição dos critérios. Com isso, o objetivo é que durante os quatro anos a administração alcance a excelência.
Fonte: Diário do Sudoeste