SUDOESTE
quinta, 04 de abril de 2013
Instituto apoia desenvolvimento regional com tecnologia e inovação
O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep), deu os primeiros passos para iniciar um trabalho de fomento e cooperação entre empresas, instituições de ensino superior, órgãos públicos e entidades na região. O planejamento do Idetep, realizado durante a última terça-feira, dia 2, no Sebrae/PR em Pato Branco, reuniu representantes de 14 entidades do sudoeste paranaense que alinharam estratégias para o desenvolvimento e atuação do Instituto.
Representantes da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), Unioeste, Faculdade Pato Branco (Fadep), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus de Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, Sebrae/PR, Sesi/Senai, Sudotec, Agência Regional de Desenvolvimento, Centro Regional Integrado de Tecnologia do Sudoeste (CDTIS) e das prefeituras de Dois Vizinhos, Pato Branco e Francisco Beltrão, juntos discutiram e criaram uma identidade, objetivos, mapa estratégico, missão e visão para o Idetep.
“O planejamento foi importante. Contudo o maior ganho desse início de trabalho foi a representatividade e o número de entidades que participaram e se envolveram de forma efetiva para a construção desta entidade, o que demonstra a importância do Idetep para a região”, comenta Cesar Colini, consultor do Sebrae/PR.
Colini explica que a criação do Instituto era meta do Sistema Regional de Inovação (SRI). “O Idetep nasceu em um ambiente favorável onde ocorre a interação e fluxo de conhecimento entre os ativos tecnológicos da região e as empresas. O SRI será fortalecido nesse processo, pois terá respaldo para executar ações práticas que promovam a transferência de tecnologia e a inovação para empresas do Sudoeste”, considera. O Instituto terá como missão a promoção da integração de pesquisadores, empresas e instituições, através da ciência, tecnologia e inovação, com o foco no desenvolvimento regional.
O Instituto vai operacionalizar o sistema regional de apoio à inovação tecnológica já consolidado, envolvendo instituições de ensino e pesquisa, prefeituras, entidades de fomento e empresas, para utilizar a ciência e tecnologia com objetivo de criar novos produtos e agregar valor nos já existentes.
Para o presidente do Idetep, Célio Boneti, a primeira parte do planejamento apontou boas perspectivas para a execução do projeto.
“A participação de várias entidades, de um grupo que mostrou conhecimento na discussão e elaboração dessa parte do projeto, nos traz grande confiança no trabalho da nova organização. Estamos otimistas e o Idetep veio para ficar, com certeza”, ponderou Boneti.
No próximo dia 16 de abril, o grupo se reunirá para a conclusão dos trabalhos, que incluem a definição de ações estratégicas, metas e plano de ação. O Idetep terá abrangência regional e a sua sede será em Pat o Branco.
Fonte: Assessoria da Imprensa SEBRAE/PR