Sustentabilidade

segunda, 08 de abril de 2013

Ter mais ou viver melhor?

Somos hoje mais de 7 bilhões de seres humanos no planeta, mais de 50% vivendo em cidades. No Brasil a população urbana é ainda maior: mais de 84% das pessoas vivem amontoadas em cidades, alimentando um modelo de vida que é cada vez mais insustentável. Crescemos a um ritmo de 80 milhões de novos habitantes no planeta por ano.

Somente hoje, cerca de 220 mil novas pessoas (em todo o mundo) estarão esperando o almoço, mas nem todas irão almoçar. Cerca de 2 bilhões de seres humanos não sabem o que vão comer, nem se vão comer, a cada dia.

E como estão os nossos níveis de consumo e de desperdício? São 200 milhões de telefones celulares descartados no Brasil somente em 2012. Será que era preciso que cada um desses celulares fosse trocado por um novo? Cada peça comprada e esquecida no nosso guarda-roupa gera impactos nos recursos naturais do planeta. Será que podem servir a outras pessoas? Será que as próximas gerações poderão continuar consumindo da mesma forma que consumimos hoje?

Impossível ignorar os impactos negativos dessa forma de viver, em que muitos consomem a um ritmo frenético, contribuindo para destruir os sistemas naturais e para impulsionar a crise climática que afeta a todos. O uso excessivo de recursos naturais, tanto os renováveis como os não renováveis, a dificuldade na mobilidade urbana e o acúmulo de resíduos são exemplos do modelo insustentável de produção e consumo atualmente adotado. Uma proposta de civilização que priorize o bem-estar em vez do consumo bate à porta.

A revolução cultural necessária para que essa nova civilização possa nascer só ocorrerá quando nós, nossos amigos, nossos familiares e o conjunto da sociedade contribuirmos nessa direção, analisando o ciclo de vida (ACV) dos produtos que compramos, aumentando a vida útil dos que já temos e reduzindo o impacto negativo do nosso consumo. Como exemplo, o despertar para a análise do ciclo de vida pelos jovens, ACV Teens, torna-os protagonistas na construção de ciclos sustentáveis por meio de um consumo mais equilibrado.

Esse é o objetivo do Ter mais ou viver melhor?, uma versão especial para jovens (teens) do relatório do WWI, “Estado do Mundo – Transformando Culturas, do Consumismo à Sustentabilidade”, lançada no Brasil em parceria com a Unesco e o Instituto Akatu, estimulando os jovens a liderarem uma transformação cultural em prol da adoção de um novo estilo de vida socialmente mais justo, ambientalmente mais sustentável e economicamente viável.

O principal destaque da publicação são os relatos de experiências de mudanças culturais em grupos e comunidades por todo o mundo que conseguiram atingir resultados bastante positivos adotando comportamentos mais sustentáveis. Mais do que exemplos inspiradores, esses casos são experiências que podem e devem ser replicadas no Brasil, envolvendo toda a sociedade nesse debate.
Fonte: administradores.com.br
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997