GERAL
terça, 16 de abril de 2013
Promotor pede apoio de acadêmicos contra a PEC 37
Cada vez mais o Ministério Público recebe apoio contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que está em votação no Congresso Nacional. A PEC 37, como foi intitulada, tira do Ministério Público o poder de conduzir investigações criminais. O promotor Roberto Tonon Júnior esteve na semana passada visitando os acadêmicos da Faculdade de Direito de Francisco Beltrão, mantida pelo Cesul, para explicar sobre a PEC 37 e pedir o apoio dos mesmos contra esta proposta.
"A visita foi bastante proveitosa, porque este contato com alunos de uma faculdade de Direito, que, sem dúvidas, é formadora de opinião, incrementa a campanha e amplia sua discussão", comentou o promotor. Roberto Tonon Júnior destaca que o apoio recebido na instituição, incentiva a continuar lutando contra o PEC. "Com esta demonstração de interesse dos acadêmicos, em especial da acadêmica Deigla Silva, que nos procurou para que o movimento contra a PEC 37 fosse levado para dentro da sala de aula do Cesul, e com o apoio desta conceituada instituição de ensino, o Ministério Público sente-se revigorado para continuar lutando e combatendo a corrupção e a criminalidade, porque sente que as pessoas efetivamente não toleram mais os desmandos e a utilização da coisa pública como se privada fosse."
Para o diretor da Faculdade de Direito de Francisco Beltrão, professor Marcelo Miró, foi muito importante a visita do promotor na instituição. "Somos absolutamente contra a PEC 37, que procura tirar do Ministério Público o poder investigatório, mesmo porque esses atos sempre foram realizados pelo ministério de forma adequada e não há razão de tirar isso. E a presença do promotor foi excelente para os acadêmicos, pois esclareceu muitas dúvidas e, também, despertou o interesse de muitos em escrever sobre o tema. A instituição agradece a presença do dr. Roberto e estaremos sempre de portas abertas para profissionais assim, que venham agregar o conhecimento acadêmico", destaca o diretor.
CampanhaCom relação à campanha, o promotor está animado com o número de adeptos e salienta que todos podem dar seu apoio ao Ministério Público. "A campanha está indo muito bem A cada dia mais pessoas e instituições estão aderindo a ela. Os que forem favoráveis ao combate à corrupção e contrários à aprovação da PEC 37, podem assinar a petição eletrônica que consta no site www.change.org/pec37 e ainda divulgar, para que seus próximos também assinem a petição. Além de, claro, pressionar os políticos, de qualquer forma, para que rejeitem esta proposta, que representa imenso retrocesso histórico ao combate da corrupção no Brasil", finaliza o dr. Roberto Tonon Júnior.
Fonte: Jornal de Beltrão