REGIONAL
quinta, 25 de abril de 2013
Projeto do governo visa a construção de pequenas hidrelétricas na região Oeste e Sudoeste
Na tarde de ontem, em sessão extraordinária, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) deu parecer favorável pela aprovação do projeto de lei nº 142/2013, de autoria do Executivo estadual, que prevê a construção de quatro empreendimentos hidrelétricos (Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas) em municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Estado.
De acordo com o texto, o projeto prevê a construção de quatro empreendimentos, sendo eles uma usina hidrelétrica, que contemplaria os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques, uma Central Geradora Hidrelétrica, que contemplaria o município de Bom Sucesso do Sul, uma Central Geradora Hidrelétrica, que contemplaria o município de Guarapuava, e uma pequena Central Hidrelétrica, que contemplaria o município de Prudentópolis.
Segundo a exposição do projeto, os empreendimentos estão licenciados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Antes de entrar na pauta de discussão e votação do plenário, o projeto ainda precisa passar pela análise da comissão de finanças e pela comissão de obras.
Contudo, como o texto segue em regime de urgência, o líder do governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano, disse, através da assessoria de imprensa, que se for preciso vai transformar o plenário em comissão geral para liquidar todas as votações em uma única sessão.
Ao defender o projeto, Traiano argumenta que os empreendimentos irão fomentar o emprego, vai promover o turismo regional, aquecer a economia dos municípios. Além disso, ele diz que os investimentos não irão provocar grandes alagamentos e que o estudo do impacto ambiental está dentro dos parâmetros da lei e atende o que exige a constituição estadual.
Fonte: Diário do Sudoeste