terça, 06 de setembro de 2011
Projeto de cooperação com a Itália tem nova reunião
O projeto de cooperação entre a Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná e a região do Veneto, Itália, teve uma nova etapa. Dia 18, quinta-feira, no campus da UTFPR de Francisco Beltrão, houve uma reunião entre representantes das várias entidades que colaboram para o andamento do projeto.
Durante a reunião, os participantes puderam debater sobre o andamento do projeto, planejar as próximas etapas, bem como, fortalecer a união das agroindústrias participantes, que devem, em breve, formar um consórcio entre si - modalidade de cooperativismo no sistema italiano.
O projeto de cooperação, intitulado "Produção Experimental de Queijo Especial com Leite de Qualidade e Articulação Associativa", visa o desenvolvimento de um produto padrão, característico da região Sudoeste do Paraná, sendo que a grande proposta diferencial estaria na produção de queijos à base de leite cru, co ma aplicação de cultura láctica.
De acordo com Fernando Moschen, voluntário do projeto, durante a maturação do produto, a aplicação de cultura láctica auxilia na redução do desenvolvimento de bactérias indesejadas, o que proporciona a produção de alimentos saudáveis, com sabor peculiar, e sem a necessidade da pasteurização.
Três das agroindústrias participantes do projeto contribuíram com amostras de queijo produzidas com leite in natura, seguindo as orientações obtidas de experientes técnicos italianos.
De acordo com o produtor Claudinei Bodanese, representante da Queijos Bodanese, que esteve na Itália juntamente com a professora Simone Beux (UTFPR) e o agrônomo Christophe de Lannoy (Cooperiguaçu), "todo o projeto representa um desafio e a viagem Itália foi uma boa experiência e uma ótima oportunidade para obter novas informações e conhecer novas tecnologias".
Como parte inicial desta etapa, que deverá se estender até novembro, várias pessoas participaram da degustação de quatro amostras de queijos, promovida no Laboratório de Análise Sensorial do campus da UTFPR. Em seguida, os participantes responderam a um questionário sobre a qualidade de cor, sabor e textura das amostras.
RAIO X
Responsáveis pelo projeto
Célio Boneti, diretor da Agência de Desenvolvimento Regional
Christophe de Lannoy, engenheiro agrônomo da Cooperiguaçu
Assessores técnicos da UTFPR: João Marchi e Simone Beux
Agroindústrias que contribuíram com essa etapa: Queijos Bodanese, Vêneto e Lambedor (Entre Rios).