Geral
terça, 07 de maio de 2013
Cobertura do seguro rural é ampliada para 29 culturas
O Governo do Paraná está ampliando o programa de seguro rural com subvenção do Estado, passando de três para 29 as culturas que podem ser seguradas a partir da safra 2013/14. A ação vai permitir aos agricultores paranaenses a redução dos custos de contratação do seguro rural. Para atender a demanda, está sendo alocado um orçamento de R$ 6,4 milhões para dar suporte às operações que terão um limite de R$ 4,8 mil por cultura ou beneficiário. Para o produtor que utilizar o sistema de irrigação, vinculado ao PIN (Programa de Irrigação Noturna), o valor da subvenção pode dobrar. Essas alterações fazem parte de uma iniciativa de modernização e celeridade aos mecanismos de proteção ao agricultor paranaense, explicou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
AS CULTURAS
Até 2011, a subvenção ao prêmio de seguro rural amparava apenas o milho da segunda safra, o trigo nas modalidades sequeiro e irrigado e o café. Agora, está sendo ampliada para amparar mais 26 culturas - abacaxi, algodão, alho, arroz, batata, cebola, cevada, feijão de primeira e segunda safra, tomate, ameixa, caqui, figo, goiaba, kiwi, laranja, maçã, melancia, morango, nectarina, pera, pêssego, tangerina, uva e floresta cultivada, além da pecuária.
As regras da subvenção ao prêmio do seguro rural variam de acordo com a cultura, com o governo subvencionando subvenciona 50% do que cabe ao produtor.
Fonte: O Paraná