Regional

sexta, 10 de maio de 2013

Serviços do Senac ampliados em Pato Branco

Uma estrutura bonita, moderna, espaçosa e que agora vai poder suprir a demanda de cursos, muitos deles gratuitos. Pato Branco recebeu ontem a noite a nova escola do Senac. Com 2.148 metros quadrados, o prédio ampliará as oportunidades de qualificação profissional do município e região.
Em Pato Branco, onde o Senac já possuía uma forte atuação, a capacidade de atendimento da escola triplicará. Será possível atender a 1.272 pessoas diariamente. A expectativa é de que a escola beneficie uma população de aproximadamente 170 mil habitantes, entre as 11 cidades que compõem a área de abrangência da unidade, suprindo a crescente demanda por qualificação profissional da região.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, comemora a inauguração de duas novas unidades, Pato Branco ontem e em Fracisco Beltrão na quarta-feira (8). Em Pato Branco, Piana reforçou que o novo espaço ganhou formas maiores, acompanhando o crescimento da cidade, uma evolução do comércio, muito mais do que o da própria população.
Novidades
Destaque na área de gastronomia, que conta com cozinha pedagógica e confeitaria-escola. As modernas estruturas incluem ainda salas de aula equipadas com lousas de LED e multimídia, ambientes pedagógicos de beleza, laboratórios de enfermagem, radiologia e informática, biblioteca e auditório para proporcionar formação profissional de excelência.
“A cidade merecia uma unidade maior, atualizada e com tudo que há de mais moderno em termos de tecnologia de ensino e de qualificação de mão-de-obra”, afirmou Piana.
O novo Senac Pato Branco foi projetado para garantir conforto aos usuários. A estrutura conta com ambientes climatizados e condições mínimas de acessibilidade. No âmbito da sustentabilidade, as novidades são o sistema de captação de água da chuva, que permitirá um melhor uso dos recursos hídricos, e as placas de energia solar, que farão o aquecimento da água utilizada nos cursos de beleza e gastronomia.
Vagas
Estão previstas 400 vagas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já para 2013. Além disso, diversos cursos gratuitos ofertados por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) já estão programados para a partir de junho.
A nova unidade iniciará o atendimento ao público na segunda-feira (13) para matrículas e informações. As turmas em andamento serão transferidas para as novas instalações a partir desta data. Toda a população está convidada a conhecer a nova escola, que ficará aberta para visitação durante 15 dias.
Mercado exigente
O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, visitou a estrutura do Senac Pato Branco ontem, pela manhã. Para ele, o mercado de trabalho está exigindo mais dos profissionais e em tempo cada vez mais curto. “Ele (aluno) não pode passar cinco anos numa universidade para preencher a vaga de hoje”, explica.
Ele comenta que o mercado de trabalho não tem mais tempo de aguardar a formação tradicional, que é necessária e a base do que vai ser o mundo, por isso a educação profissional como a que o Senac oferece é cada vez mais importante na atualidade. “As universidades não conseguem fazer porque o mercado não tem tempo de esperar”, garante Santos. Ele refere-se na agilidade da formação do aluno, que passa muitos anos especializando-se na universidade, ao contrário de unidades de capacitação de formação, como o Senac. “O Senac está nesta ponta, é o elemento de ligação entre o mercado de trabalho e o profissional”, finaliza.
Confederação Nacional
O chefe da assessoria junto ao poder legislativo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Roberto Velloso, conta que a entidade sofreu muito na década de 80 com ameaças de estatização do governo federal. Mas, reconhecido o trabalho destes Serviços, hoje a Confederação tem representação em todos os estados brasileiros, através das Federações, e cerca de 1.500 unidades em todo o Brasil, aproximadamente.
Um dos exemplos positivos de assistencialismo, através do Sesc Senat, é distribuição de alimentos do Brasil. “Não há nada que se compare”, frisa Velloso, que conta que são toneladas de alimentos que chegam, até mesmo da Conab, por exemplo, onde o Sesc Senat dá destino porque tem o transporte e as unidades cadastradas. “Quando não há tempo hábil para a comercialização, o Sesc Senac recebe estas doações e destina a quem precisa. Com certeza as unidades do Sudoeste do Paraná também serão contempladas”, ressalta.

No Paraná
O Senac chegou no Estado em julho de 1947 e oferece cursos, palestras e outras atividades nas áreas de Artes, Beleza, Comércio, Comunicação, Conservação e Zeladoria, Design, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Informática, Maturidade, Meio Ambiente, Moda, Saúde e Turismo. Também oferece cursos a distância, inclusive pós-graduação, focando gestão educacional, educação ambiental e educação a distância. Além disso, o Senac oferece atendimento corporativo personalizado para empresas do setor, por meio do Senac na Empresa.
Fonte: Diário do Sudoeste
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997