Desde 1957, comemora-se em 25 de maio o Dia da Indústria. É uma homenagem a Roberto Simonsen, que foi engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, membro da Academia Brasileira de Letras. Ele faleceu em 25 de maio de 1948 e é considerado o patrono da indústria nacional.
Sabendo disso, o presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), o capanemense Edson Campagnolo, está viajando o Estado para comemorar a Semana da Indústria, que começou segunda-feira, dia 20, em União da Vitória, e passou pelo Sudoeste terça-feira, dia 21, em Pato Branco, onde foi inaugurada uma nova estrutura da Fiep. Depois ele segue com sua comitiva para Toledo, Maringá, Ponta Grossa, Londrina e fecha a agenda em Curitiba, onde acontece será encabeçado o manifesto "Simplifica Já", um ato público pela simplificação do sistema tributário brasileiro.
Em Pato Branco, Campagnolo disse que a indústria paranaense vive um bom momento e que não há motivos para ficar somente se lamentando por causa da carga tributária. "Estamos comemorando a Semana da Indústria em todo o Paraná, efetivando o nosso processo de interiorização da Fiep. A indústria paranaense é uma das que mais crescem no país, isso precisa ser destacado. No ano que vem a Fiep completa 70 anos e vamos ter ainda mais motivos para comemorar. Devemos sim manter nosso movimento para simplificar o sistema tributário, mas precisamos enaltecer também o que temos de positivo", argumenta. O presidente da Fiep lembrou que o Dia da Indústria é comemorado junto com o Dia do Contribuinte. "Não é só coincidência, pois até o dia 25 de maio nós trabalhamos para pagar impostos, a partir de então nós ganhamos para gastarmos com nós mesmos. Isso é uma realidade no país, precisamos diminuir."
Campagnolo comentou ainda que se sente orgulhoso em ser um industrial sudoestino. "Visitamos hoje a Atlas, de Pato Branco, que é a terceira maior produtora de fogões do Brasil. A diferença desta empresa para as outras duas é que a Atlas está no interior do Paraná. A gente percebe que o interior tem muita força, as dificuldades precisam ser superadas. O Sudoeste do Paraná é a sexta região do Estado em população, mas é a terceira em PIB (Produto Interno Bruto) e a melhor em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Isso me deixa muito orgulhoso de ser sudoestino", acrescenta.
Homenagens
Duas pessoas foram homenageadas na comemoração ao Dia da Indústria em Pato Branco. O primeiro foi o empresário beltronense Edson Flessak, diretor-presidente da Flessak Eletro Industrial. O segundo foi Milton Bueno, gerente da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias da Fiep. "A gente não trabalha no dia a dia com a finalidade de ser premiado ou reconhecido, isso acontece por consequência. Quem trabalha na indústria sabe que a empresa não é mais nossa, é de toda a equipe. E todos sabem que se a empresa vai bem, todos crescem juntos. Devemos agradecer também ao presidente Edson Campagnolo, que está mostrando que o Paraná não é só Curitiba, está dando grande atenção para o interior também", comenta Edson Flessak. "Sou um homem muito feliz por estar junto com uma equipe maravilhosa como essa da Fiep. Só tenho que agradecer a todos pela homenagem", diz Milton Bueno.
Autoridades presentes
Várias autoridades estiveram presentes no evento em Pato Branco: Edson Campagnolo, presidente da Fiep; Cláudio Petrycoski, vice-presidente da Fiep e coordenador regional da federação em Pato Branco; Vianir Angonese, vice-coordenador regional da Fiep em Francisco Beltrão (representando o coordenador, Roberto Pécoits); Roni Júnior Marini, vice-presidente da Fiep e presidente do Sindipal, de Palmas; Rafael Liston, vice-presidente da Fiep e presidente do Sindirepa, de Francisco Beltrão; Cláudio Latreille, presidente do Sinvespar; Evandro Neri, presidente do Sindimetal; Nadir Terezinha de Marchi, presidente do Sindimadmov; José Antônio Fares, superintendente do Sesi/IEL; Marco Secco, diretor do Senai Paraná; Milton Bueno, gerente da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep; Heloí Aparecida de Carli, secretária de Educação de Pato Branco; o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi (PDT); o vice-prefeito Ivo Polo (PDT); Jovelina Chaves da Silva Santos, secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Francisco Beltrão (representando o prefeito Antônio Cantelmo Neto - PMDB); Aldair Tarcísio Rizzi, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco; Maria Cristina Rodrigues, secretária de Ação Social e Cidadania de Pato Branco; Édson Flessak, diretor-presidente da Flessak Eletro Industrial e homenageado; Jair Santos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco; os gerentes das unidades do Sesi/Senai, Márcia Painin (Pato Branco), Marta Tesser (Francisco Beltrão) e Valdemar Augusto de Souza (Palmas); e Ivan Fernando Lima, vice-coordenador regional da Fiep em Pato Branco.
Fonte: Jornal de Beltrão