Ponto para atender empreendedo
terça, 25 de junho de 2013
Desde a inauguração, espaço mantido pela ACIAR, Sebrae/PR e Prefeitura, realizou 329 atendimentos à
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor instalado em Realeza, no sudoeste do Paraná, completará um ano de atividades no próximo dia 17 de julho. Instalado pelo Sebrae/PR, com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Realeza (ACIAR) e Prefeitura Municipal, o espaço atendeu mais de 200 empresas até meados de junho, número que traduz um saldo considerado positivo.
No período foram 329 atendimentos; 60 consultorias especializadas; 59 atendimentos no Programa Negócio a Negócio, que oferece gratuitamente orientações empresariais; capacitações; palestras e outras soluções do Sebrae/PR, demandas por empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas. Por meio do Ponto de Atendimento também foram realizadas 31 formalizações para microempreendedores individuais (aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil).
Pelos indicadores, o espaço que integra a Rede de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae/PR, firmou-se como referência para empreendedores e empresários de Realeza e municípios vizinhos buscarem orientações e informações sobre abertura de empresas e sobre a gestão de pequenos negócios.
Para o consultor do Sebrae/PR, Ivonei Loregian, os números demonstram que a estratégia foi bem-sucedida nos primeiros 12 meses de atividade em Realeza. “O Ponto de Atendimento foi instalado para aproximar empreendedores das soluções do Sebrae para as micro e pequenas empresas e atingiu essa meta. O volume de atendimentos demonstra o interesse dos empresários em preparar melhor os negócios, tanto para quem já está no mercado ou mesmo para quem pretende iniciar um novo.”
O presidente da ACIAR, Jair José Comiran, ressalta que os números no primeiro ano de atividade justificam a instalação do Ponto de Atendimento. “A união da ACIAR, Prefeitura e Sebrae/PR, para garantir o funcionamento do espaço, foi retribuída pelos empresários que procuraram o Ponto de Atendimento. Quem ganha com isso é o Município como um todo, porque temos empresas mais preparadas e fortes para competir no mercado que hoje vai além dos limites físicos de uma loja”, pondera Comiran.
Para o empresário Valmor Rodrigues da Fonseca, que tem uma empresa de vendas e assistência técnica na linha de máquinas de costura industrial, o Ponto de Atendimento ajudou a melhorar sua empresa. “O empresário precisa sempre de informação. Seja para quem abre um negócio ou para quem já está no mercado. No meu caso, buscamos atendimento na área de gestão financeira e, com certeza, trouxe benefícios para a empresa”, analisa.
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor oferta cursos, palestras, consultorias, informações técnicas, soluções empresariais, orientações sobre acesso a mercados, serviços financeiros e outros temas relativos às micro e pequenas empresas. Em Realeza, funciona junto ao prédio da ACIAR, na Rua Belém, 2.963 – Centro.
Fonte: Ass. de Imprensa Sebrae/PR