Assinatura de termo de cooperação técnica do Projeto Varejo TOP Loja Minimercados contou ainda com a
O Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR firmaram, nesta segunda-feira, dia 24, convênio para a execução do Projeto Varejo TOP Loja Minimercados. A iniciativa propõe qualificar e elevar a performance das micro e pequenas empresas do segmento para competir com grandes redes que passaram a atuar também no formato de minimercados nos bairros. O segmento corresponde, no Brasil, a mais de 400 mil empreendimentos, e é o segundo maior em número de lojas no setor do comércio varejista, ficando atrás do segmento de vestuário, acessórios e calçados.
Participaram também da assinatura do termo de cooperação técnica do Projeto, na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, outros dois parceiros desta iniciativa, o Sindicato do Comércio Atacadista (SINCA) e a Associação Paranaense de Supermercadistas (APRAS). O Varejo TOP Loja Minimercados será realizado em quatro municípios paranaenses, inicialmente. Em Ivaiporã e Francisco Beltrão, o Projeto já está em andamento. Em Curitiba e Ponta Grossa, vai iniciar no mês de julho.
“Há oito anos que a Fecomércio e o Sebrae/PR firmam parcerias para apoiar e fortalecer o varejo. E conseguimos resultados fantásticos. Um deles, fundamental, é observar o varejo como fator importante para manutenção das pessoas nas suas cidades, porque emprega mão de obra. Hoje, as pequenas empresas sabem onde buscar o suporte e a logística para superar as dificuldades diante da concorrência. Vamos usar a nossa experiência para atuar nesse projeto, que faz um ‘recorte’ mais especializado do segmento. Não tenho dúvidas de que o sucesso está garantido”, contextualiza Darci Piana, presidente do Sistema Fercomércio Sesc Senac PR.
Para o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, o grande diferencial do Varejo TOP Loja Minimercados é especialização. “É muito importante esse projeto ser segmentado e possuir metodologia própria para atender, de forma customizada, os empresários de micro e pequenas empresas do segmento. O trabalho vai trazer a modernização dos empreendimentos, o aumento das vendas e do lucro para os empresários. Temos uma aliança forte com todos os envolvidos no Projeto, principalmente com a Fecomércio, que discute conosco embrionariamente todos os nossos projetos do varejo”, pontua Julio Agostini.
O desafio do Varejo TOP Loja Minimercados é buscar soluções inovadoras e, para isso, conta com o apoio de parceiros para agregar expertise de formação. As capacitações serão ministradas pela Academia Empresarial APRAS. “A qualificação profissional é primordial no nosso segmento. Espero que a parceria seja apenas o começo para estreitarmos relações com a Fecomércio e o Sebrae/PR”, diz o presidente da APRAS, Cesar Moto Tozetto. “Conheço bem as necessidades do segmento e uma necessidade urgente é a capacitação de pessoal, caso contrário vamos perder mais mercado”, reforça Julio Inácio Correa, vice-presidente do SINCA.
Ineditismo
Inédito no Brasil, o Projeto Varejo TOP Loja Minimercados é uma das ações segmentadas do Sebrae/PR desenvolvida a partir de estratégias apontadas pelo Sebrae Nacional. A assinatura do convênio, inclusive, contou com a participação de Fabianni Silveira Melo, da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio do Sebrae Nacional.
“O Sebrae Nacional ‘desenhou’ estratégias para serem implantadas no atendimento ao comércio varejista, cujos seis maiores segmentos representam 24% do total de 7 milhões dos pequenos negócios no País. O segmento de minimercados aparece com 403 mil lojas. A preocupação é que a grandes redes estão entrando nos bairros, porque perceberam que o consumidor não quer perder tempo em fila de caixa. Por isso, nossa urgência em tornar os pequenos negócios mais competitivos”, conta.
Segundo Fabianni, esta não é a primeira vez que o Sebrae/PR dá um passo à frente, servindo de modelo para outros estados. “Já nacionalizamos a metodologia do projeto de revitalização de espaços comerciais, que nasceu com o trabalho de revitalização no entorno do Paço da Liberdade Sesc Paraná, no centro de Curitiba. E agora mais uma vez, o Sebrae/PR sai na frente e apresenta um projeto com identidade visual própria, mostrando como olhar para um segmento diferente de forma especializada”, observa Fabianni.
Em cada município, podem participar 25 minimercados que possuam até 400 metros quadrados de área física e quatro check-outs (caixas operando), 20 funcionários, atendam 580 clientes, por dia, e faturem até R$ 3,6 milhões anualmente. O lançamento do Projeto em Curitiba acontece no dia 9 de julho. As inscrições serão abertas para participação de minimercados dos municípios de Pinhais, São José dos Pinhais, Araucária e Campo Largo.
Fonte: Ass de Imprensa – Sebrae/PR