Desenvolvendo Talentos inicia

segunda, 01 de julho de 2013

Desenvolvendo Talentos inicia capacitação de jovens na área de tecnologia

Idealizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) em Pato Branco, iniciativa atende demanda do setor e dá oportunidade para jovens de escolas públicas



O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e o Município de Pato Branco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizaram na manhã do último sábado, dia 29, a aula-magna do Projeto Desenvolvendo Talentos. O evento, ocorrido no anfiteatro do Senai em Pato Branco, contou com a presença de alunos e familiares, bem como de empresários, professores e representantes de entidades do setor.



O Projeto Desenvolvendo Talentos vai atender 40 jovens que estudam no Ensino Médio de escolas públicas e foram aprovados em testes específicos entre 186 candidatos. A iniciativa é uma realização do NTI e da Prefeitura de Pato Branco, com apoio do Sebrae/PR, Senai, Núcleo Regional de Educação (NRE), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fadep, Faculdade Mater Dei e Pato Branco Tecnópole.



O presidente do NTI, Carlos Manfroi, conta que o Desenvolvendo Talentos tem dois objetivos. “O primeiro é apresentar o setor de TI aos jovens, despertar vocações, e oferecer novos profissionais às empresas de Pato Branco, uma necessidade constante. O outro objetivo é de ordem social, dando chances aos estudantes da rede pública de seguirem uma carreira com grande potencial”, explicou.



Manfroi acrescenta que, depois dos dois meses de treinamento (uma turma pela manhã e outra à tarde), os alunos serão encaminhados para estágios em empresas associadas ao NTI, por um período de três meses, com bolsa de R$ 350,00 por mês. “O projeto dá todo o suporte para os participantes, com vale-transporte, alimentação e material didático durante o treinamento. Eles só precisam aproveitar a oportunidade”, ressaltou Carlos Manfroi.



Para o prefeito Augustinho Zucchi, a iniciativa atende a uma demanda de mercado e cria novas oportunidades para jovens entre 16 e 18 anos.



“É uma forma de inclusão, de oportunidade para jovens que estão em escolas públicas. Eles vão receber formação para atuar na área da tecnologia e já com a condição de receber estágio em empresas do setor. Certamente, teremos futuros profissionais da área e até mesmo novos empreendedores para a área de software e TI”, apontou Zucchi.



O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldair Tarcisio Rizzi, destacou o trabalho do governo municipal no setor, que passa a ter maior representação dentro das políticas públicas.



“Esse programa é um investimento na educação e na oportunidade, mas também na parte mais nobre porque investe na pessoa, no capital humano. Os jovens ganharão formação para um mercado de trabalho qualificado e valorizado”, pontua Rizzi.



Oportunidade

O consultor do Sebrae/PR, César Giovani Colini, acredita que o projeto Desenvolvendo Talentos é uma iniciativa que favorece o setor com a formação de profissionais.



“No sudoeste paranaense, as empresas do setor de software e TI crescem em torno de 17% ao ano, o que é fruto da visão empreendedora que leva à busca pela inovação. Essa expansão traz a necessidade de contratar profissionais qualificados e também empreendedores. O Desenvolvendo Talentos deverá suprir em parte o déficit de profissionais de TI, que até 2015 deverá ser em torno de 117 mil vagas para o setor em todo País e em Pato Branco e região não será diferente”, salientou Colini.



De olho nessas vagas e pensando no futuro, o jovem Marcos Vinicius da Silva Antonio, morador do bairro La Salle, fez os testes e vai participar das aulas do Projeto que iniciaram nesta segunda-feira, dia 1º de julho. Para Marcos, o Projeto poderá incentivar e ajudar numa futura carreira na área.



“Eu sempre gostei da parte de computadores e tecnologia. Eu pretendo, uma vez gostando do curso, fazer uma faculdade análise de sistemas. E, quem sabe, ter a minha própria empresa no setor”, projetou.



Para Débora Cristina Pereira, aluna do curso e moradora do bairro Alvorada, a oportunidade pode ser um diferencial na sua formação profissional.



“Eu sempre me interessei pela área. Peguei a oportunidade e vou estudar para buscar uma das vagas de estágio do programa e, conforme for, buscar um curso superior na área”, completou.

Fonte: Ass. de Imprensa do Sebrae/PR
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997