Qualificar para atrair novos p

terça, 16 de julho de 2013

Setor cresce e necessita de mão de obra

om abrangência nos 42 municípios do Sudoeste, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) vem buscando fortalecer e qualificar o setor, pelo menos foi com este teor que o presidente Carlos Manfroi descreveu as ações que estão sendo desenvolvidas pela entidade, que mesmo tendo uma maior concentração de empresas associadas nos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos vem destacando também a região de fronteira (Realeza e Ampére).

“Desde sua formação o NTi vem trabalhando para o fortalecimento do setor, e neste momento nossas ações estão voltadas a formação e qualificação da mão de obra”, disse Manfroi relatando que o trabalho vem se intensificando para esse fim.

Uma das ações que resume esse maneira de pensar e agir da entidade é o recém iniciado programa Desenvolvendo Talentos que a entidade oportunizou a jovens com idade superior a 16 anos, estudantes do ensino público. “As aulas em si, iniciaram no dia 1º de julho e vão até setembro.

Mas esse projeto é fruto de uma grande parceira, pela qual queremos mostrar a esse jovens qual a realidade do setor, e ainda após selecionados treinar 40 desses jovens para estarem aptos ao mercado de trabalho”, explicou o presidente.

Segundo Manfroi o programa Desenvolvendo Talentos não tem custo algum para os jovens que após a formação técnica passam por estágio nas empresas. “Temos uma necessidade de qualificar os profissionais já existentes e formar novos para atender a demanda do setor” afirmou ele destacando que entre as estratégias de formação defendidas pela entidade estão ações com atuação de profissionais locais e de outras regiões que ganham notoriedade principalmente pelo desenvolvimento de programas e softwares.

Destacando que, muitas das empresas ligadas ao setor hoje sofrem com a falta de profissionais, Manfroi afirmou. “Temos ao mesmo tempo um problema bom e um ruim. Da mesma forma que necessitamos de mão de obra, as empresas estão absorvendo os trabalhadores que estão querendo ingressar no mercado”, disse ele completando que, “mas também sabemos que o programa sozinho, não vai conseguir suprir toda a demanda e qualificação”.

Tecsul

Manfroi também falou da expectativa para a edição de 2013 do Tecsul. “Constantemente estamos participando de feiras setoriais em todo o país, e esse ano o Tecsul estará inserido dentro das programações da 1ª Feira de Ciência e Tecnologia de Pato Branco, o que deve atrair ainda mais novidades do setor envolvendo novamente a comunidade acadêmica da região”, disse ele lembrando que os eventos acontecerão de no período de 5 a 9 de novembro.
Fonte: Diário do Sudoeste
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997