Projeto Queijo
segunda, 15 de julho de 2013
seminário discute a produção de queijos artesanais com as características da região sudoeste
A Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná com o apoio da Prefeitura Municipal promoveu no dia 12 de julho, em Coronel Vivida, o I Encontro Regional da Valorização do Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná.
O evento visou sensibilizar os produtores rurais e proprietários de agroindústrias sobre a valorização da cultura local na produção artesanal de queijos, sem perder a qualidade do típico queijo da região sudoeste.
O evento contou com a presença de agricultores familiares, queijeiros, cooperativas de produção e comercialização, grupos produtivos de mulheres do Programa Gênero e Geração do Cooperativismo Solidário e universidades, os quais assistiram a palestras sobre a realidade da produção de queijos, ministrados por Christophe de Lannoy (Cooperiguaçu) e Célio Bonetti (Agencia), bem como a apresentação de experiências internacionais da produção queijeira, com o italiano Batista Attorni.
Na oportunidade, foi feita homenagem as mulheres queijeiras do sudoeste.
O encontro contou com a parceria da Cresol, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Unicafes PR, Emater, Sisclaf, Movimento de Mulheres do Sudoeste do Paraná e a UTFPR.
Sobre o projeto
O projeto vem sendo trabalhado desde o ano de 2007 no sudoeste do Paraná. O objetivo é incentivar a produção de queijos característicos da região sudoeste. Segundo Christophe de Lannoy, foram coletadas amostras de leite na região e analisadas na Itália, onde foi elaborado o fermento com as características próprias dos produtos do sudoeste.
Com o fermento, foi produzida certa quantidade de queijo com leite cru e pasteurizado que será deixado em maturação até novembro, ocasião que será promovido um evento para degustar os queijos e então definir a melhor receita para iniciar a produção do "queijo do Sudoeste".
Fonte: Unicafes.com