Missão técnica em Seattle
quinta, 01 de agosto de 2013
Sebrae/PR e Faciap levam empresários para missão técnica em Seattle
Grande novidade do Global Leadership Program é a participação nos cursos de lideranças promovidos pela Saybrook University - School of Organizational Leadership and Transformation
Conhecer de perto (e por dentro) o funcionamento e estruturas de empresas como a Microsoft, do primeiro esboço de um produto, passando pelo branding, determinação de preço e promoção até o lançamento da novidade, é uma das oportunidades oferecidas pela Missão Técnica Empresarial Global Leadership Program, que vai acontecer entre os dias 13 e 21 de setembro, deste ano. O destino é Seattle, a cidade mais importante do estado de Washington DC, nos Estados Unidos, e um dos maiores centros de negócios inovadores do mundo.
Serão oito dias de trabalhos intensos para os empresários, executivos e gestores participantes praticarem benchmarking e desenvolverem suas habilidades técnicas de liderança durante os cursos na Saybrook University - School of Organizational Leadership and Transformation. Aliás, a capacitação nesta universidade é a grande novidade da quarta edição do Global Leadership Program promovida pelo Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).
Os cursos serão realizados no campus da Saybrook University, com tradução simultânea, e terão como temas “Inteligência Intercultural”, "Inteligência Sistêmica” e “Inteligência Emocional”. “Serão tratados tópicos importantes da economia global e novos modelos de negócios para as empresas. O empresário precisa enxergar o mundo dos negócios além das fronteiras da sua empresa e aprender a tomar decisões em cima de reflexos e complexidades do mundo global. São cursos de altíssima qualidade ofertados pela School of Organizational Leadership and Transformation, considerada uma das faculdades de excelência em formação de líderes”, explica a consultora do Sebrae/PR, Rosângela Angonese.
Os participantes da missão técnica receberão o certificado de participação nos cursos e também farão visitas a empresas que são referência em inovação tecnológica e criativa. A ideia é conhecer a cultura empresarial e boas práticas de gestão de outro país. “Seattle é um grande centro de inovação nos Estados Unidos e no mundo, e um grande berço de empresas criativas e de produção do conhecimento. A Microsoft e a Amazon, por exemplo, nasceram lá”, informa a consultora.
As visitas serão realizadas na Starbucks, um exemplo de sucesso de gestão de varejo, que possui lojas de café em todo mundo; na Boeing, considerada a maior fabricante de aviões do mundo, e onde os participantes poderão conhecer os projetos e a linha de montagem; e também na Nordstrom, que mantém 231 lojas de roupas, acessórios, fragrâncias e cosméticos em funcionamento nos Estados Unidos.
Ainda estão incluídas na missão técnica visitas à Amazon; à Fundação Bill e Melinda Gates, a maior entidade de caridade do mundo; e à Whole Foods, um modelo de negócio diferenciado de alimentação saudável e sustentável. No último dia da quarta edição do Global Leadership Program, haverá um encontro de networking com representantes de pequenas empresas norte-americanas que possuem interesses empresariais comuns aos participantes da missão técnica empresarial.
“De fato, a melhor parte da missão técnica, no ano passado, foi vivenciar essas grandes empresas por dentro, da recepção e sala de reuniões ao parque industrial. Aprendi com o empreendedor norte-americano que uma empresa pode ter instalações que refletem um ambiente clean, usual e ao mesmo tempo com beleza, sem luxos. Além disso, trouxe algumas lições de gestão de despesas e algumas ideias de como tornar os setores da empresa mais humanizados e motivar a relação entre os funcionários”, conta a diretora administrativo-financeiro da Versátil Andaimes, Neide Sosvianin.
Para o empresário Paulo Rubner, sócio-diretor da VinilSul, o maior aprendizado do Global Leadership Program foi experimentar a possibilidade de um pequeno negócio se tornar uma grande empresa. “Abriu muito a minha cabeça. Também foi importante a convivência intensa com outros colegas empresários que a missão promove, porque em outra situação seria muito difícil poder conversar e trocar experiências com outras pessoas que estão no mercado assim como eu, enfrentando desafios semelhantes”, pontua.
A quarta Missão Técnica Empresarial vai disponibilizar 20 vagas. Mais informações sobre a programação e investimentos, os interessados devem ligar no telefone (41) 3077-2277 ou mandar um e-mail para rangonese@pr.sebrae.com.br.
Fonte: Ass. de Imprensa Sebrae/PR