sexta, 23 de agosto de 2013

Sudoeste Mostra Moda realiza 9ª edição e traz inovações para 2014

Evento apresentou moda produzida na indústria têxtil da região sudoeste do Paraná, com a participação de lojistas, empresários e acadêmicos de cursos da área; para ano que vem, estão previstas duas edições


Depois de nove edições, o evento mais tradicional da moda da região sudoeste do Paraná, o Sudoeste Mostra Moda, realizou sua última edição com um formato que projetou a indústria têxtil para o Estado e até fora dele. Na noite da última quarta-feira, dia 21, no Hotel Lago Dourado em Dois Vizinhos, mais de 400 pessoas, entre lojistas, estudantes de moda, empresários e profissionais da comunicação, acompanharam os desfiles de nove marcas e o showroom de negócios com mais seis novas grifes da confecção regional.


A partir de 2014, o Sudoeste Mostra Moda terá, no mínimo, duas edições. Uma regional, que será em Francisco Beltrão e que traz a novidade de ser aberta ao consumidor final e outra, em nível nacional com a realização de showroom de negócios interestadual.


“A palavra de ordem é inovação, o que exige que o evento seja renovado para atender o mercado. Por isso, vamos ter uma edição local em 2014 aberta também ao consumidor final e uma interestadual em outra região do Brasil. Avançamos para mostrar o trabalho criativo da indústria da moda na nossa região”, apontou o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar), empresário Cláudio Latreille


No evento, promovido pelo Sinvespar, Sebrae/PR e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Senai, Sesi e Prefeitura de Dois Vizinhos, lojistas do sudoeste e oeste paranaense e oeste Santa Catarina, conheceram as coleções de alto verão da moda íntima, jeans, sportwear, social e moda festa. O tema central do evento foi “Os Quatro Elementos”, bem representados nas coleções e o ambiente montado ao ar livre.



Canal de divulgação



Estreante na passarela e showroom do Sudoeste Mostra Moda, a estilista Emanuele De Fáveri, de Francisco Beltrão, apresentou seu trabalho com coleções temáticas de camisetas masculinas e femininas, com a marca Prefixo Re. “Lançamos uma coleção de camisetas a cada mês, com estampas diferentes e uma temática inspirada na cultura pop e que servem para o dia a dia das pessoas. A gente usa camiseta como uma forma de expressão”, apontou.



Sobre a participação do evento, a estilista que tem pouco mais de dois meses com a nova marca, disse que foi importante para divulgar o trabalho. “Muita gente visitou o showroom, o desfile teve uma boa repercussão, enfim, acredito que foi válido estar no Sudoeste Mostra Moda, porque é uma abertura de mercado importante para a gente que está iniciando”, completou estilista.



Diferencial



A coordenadora estadual do setor do Vestuário do Sebrae PR, Carla Werkhauser, destacou o diferencial da moda produzida na região, que, na sua opinião, está no foco no consumidor. “O sudoeste do Paraná não faz roupa, faz moda, com um diferencial na produção que é o foco no consumidor. Todas as marcas que desfilaram têm uma proposta diferenciada frente ao consumidor. Fica clara a proposta de inovação em formato, inovação em cores, mas percebemos que tudo é muito focado no consumidor final das marcas, o que é um diferencial de mercado”, analisou.



Sobre a mudança de formato para a edição 2014, a coordenadora do Sebrae/PR considera uma estratégia positiva. “O Sudoeste Mostra Moda se despede deste formato, porque a indústria da moda pede inovação constante e aqui percebemos empresários e representantes de entidades que trabalham com este objetivo. Em 2014, o evento terá um novo formato, bem acertado por estar mais próximo do consumidor”, destacou Carla Werkhauser.



Joailson Agostinho, gerente regional do Sebrae/PR no sudoeste do Estado, lembrou que o evento chegou à nona edição com histórico de sucesso e aprendizado. “Temos um trabalho junto com as empresas, com parceiros, com o Sinvespar e o Sistema Fiep, que iniciou lá atrás quando era o polo de moda. Hoje temos o APL (Arranjo Produtivo Local) e vemos o efeito multiplicador desse trabalho dos empreendedores do setor. Com orgulho, dizemos que somos produtores de moda e temos um evento que é uma festa, é conhecimento e negócios”, completou.



Na passarela



Em 2013, desfilaram suas coleções as marcas Prefixo RE, Gildo Kist, Star Woman, Dijuly´s, Latreille, Zaroo, All Purpose, Docthos e Guilherme Ludwer. No showroom do evento as ‘debutantes’ Prefixo RE, Fio Natural Camisaria, Opti Camisaria e Ralf Camisaria.

Fonte: Ass de Imprensa –Sebrae/PR
 

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