Metodologia inovadora reúne em Pato Branco jovens empreendedores para fazer negócios
Em forma de happy-hour, encontro de negócios contou com a participação de empresários, empreendedores e interessados em negócios nascentes.
Mais de 150 pessoas, entre jovens empreendedores inovadores, acadêmicos e empresários, participaram na noite da última terça-feira, dia 20, do Startup Meetup Pato Branco. O evento reuniu empreendedores, investidores, desenvolvedores, prestadores de serviço, incubadoras, aceleradoras de negócios, mídia e interessados, estimulando o ambiente de diálogo com potencial para parcerias comerciais e troca de experiências.
No Startup Meetup Pato Branco, muitas startups - empresas iniciantes ou em fase de desenvolvimento, inovadoras e criativas por definição e com grande potencial de crescimento - puderam apresentar seus trabalhos de forma informal, já que o local escolhido estrategicamente para realização do evento foi um barzinho.
Anderson Isotton, de Ampére, município da região sudoeste paranaense, participou e aprovou a iniciativa para fazer contatos do seu projeto, um site que interliga redes sociais e e-ecommerce. “Foi importante e seria estratégico que eventos como o Startup Meetup fosse realizado mais vezes aqui na região. Troquei informações com outras startups e fiz contatos que poderão, no futuro, ajudar minha ideia de negócio”, apontou o jovem empreendedor, formado em Administração de Empresas.
O acadêmico de Engenharia Florestal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ciro Duarte de Paula Costa, que integra a empresa nascente NúcleoNativa, incubada no Hotel Tecnológico da Universidade em Dois Vizinhos, disse que o evento ajudou até mesmo a compreender que a sua empresa incubada tem potencial para ser uma startup.
“Achei fantástico, foi a primeira vez que eu e meus sócios participamos de um evento assim. A gente tem uma empresa incubada há mais de um ano, com sete patentes registradas e, nesse evento, compreendemos de verdade o que é uma startup e vimos que temos potencial para tanto. Foi um evento essencial para toda região entender e motivar o que é uma inovação tecnológica”, destacou.
O Startup Meetup Pato Branco, primeira edição, contou com presença de especialistas e cases de sucesso que dividiram experiências com participantes. Entre eles, Sebastian Sastre, empreendedor criador da airflowing e organizador do evento em Foz do Iguaçu TEDxAvCataratas, além de orador e mentor em eventos de startups, e Rodrigo Balotin, fundador da Iguaçu Startup e proprietário de empresa em Hong Kong.
Da região sudoeste, o evento contou com a presença de Alan Tagliari, de Pato Branco, sócio-fundador da Primum Sistemas e de Rufo André Paganini, de Francisco Beltrão, CEO da Executive Inteligência Tecnológica, que possui um projeto aprovado no Programa Startup Brasil.
Para André Tagliari, da Primum Sistemas, hospedada da Incubadora Tecnológica do Município de Pato Branco (ITecPB), o evento trouxe novos contatos e serviu para estratégias de mercado da empresa que desenvolve software de gestão para processos industriais.
“Participamos para a divulgação institucional da empresa e também para aproveitar potenciais parcerias comerciais. Foi o ambiente ideal para quem deseja ou está empreendendo”, completou.
Rufo André Paganini, de Francisco Beltrão, CEO da Executive Inteligência Tecnológica, foi outro jovem empreendedor que apresentou sua empresa e realizou contatos no evento. “A troca de informações enriquece o ambiente de inovação e isso foi o que vimos no Startup Meetup, investidores e acadêmicos conversando sobre novos projetos e negócios”, apontou. A empresa de Paganini produz “robôs” investidores para pessoas que desejam explorar investimentos na bolsa de valores.
Rafael Tortato, consultor de Desenvolvimento de Soluções do Sebrae/PR, avaliou como positiva realização do primeiro no Startup Meetup no sudoeste paranaense, principalmente pela participação que contou com um público alinhado ao tema. “Foi o primeiro e superou nossas expectativas. Tivemos pessoas que conhecem dos temas discutidos e isso foi relevante porque demonstrou que existe uma demanda pelo assunto startups e por esse modelo de negócio.”
Para o consultor César Colini, gestor do Projeto de Tecnologia da Informação (TI) do Sebrae/PR na região, a participação justificou a realização do evento. “A nossa região tem potencial de startups, que hoje é um tema que o mundo está falando. E isso foi possível testemunhar nesse evento que trouxe jovens empreendedores, investidores e acadêmicos de várias cidades. Queremos fazer mais eventos Startup Meetup na região e, já em novembro, promoveremos o Startup Weekend, de 1º a 3 de novembro, com a proposta de preparar quem tem uma boa ideia para escalar seu negócio”, projetou.
O evento ainda contou com a participação Ricardo Almeida Pereira, consultor e mentor em estratégia, inovação e business intelligence, que falou sobre Modelagem de Negócios tal como Business Canvas e Ecossistema de Startups.
Fonte: Ass. de Imprensa Sebrae/PR