Educação

quarta, 11 de setembro de 2013

Universidades do Paraná estão entre as melhores do Brasil

Avaliação saiu nesta semana através do Ranking Universitário Folha 2013 (RUF).

Duas universidades estaduais do Paraná estão entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) ocupam o 22º e 23º lugares das 192 instituições avaliadas. O Ranking Universitário Folha 2013 (RUF) foi divulgado nesta segunda-feira (9) pelo jornal Folha de S. Paulo. Primeira no Paraná, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) aparece em 9º na classificação geral do país.

O ranking classifica as 192 instituições reconhecidas como universidades pelo Ministério da Educação, pela pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado. Nestas classificações setorizadas, a UEM, por exemplo, aparece em 14º lugar quando a inovação é analisada e em 17º com relação ao ensino.

No rol das 50 melhores instituições de ensino superior foram classificadas ainda outras duas do sistema público do Paraná mantidas com recursos do governo estadual: a Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) ficou em 45º e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 46º.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, a classificação é resultado do investimento do Governo do Estado no sistema de ensino superior, com reflexos na pesquisa, na qualificação dos docentes e no empenho dos servidores.

Regiões

De acordo com a Folha de S. Paulo, as regiões Sul-Sudeste concentram 19 das 25 melhores universidades do país. São Paulo aparece à frente, com cinco instituições, seguido por Rio de Janeiro (quatro), Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul (três cada) e Santa Catarina (uma). O Nordeste tem quatro (Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco) e o Centro-Oeste duas (Goiás e Distrito Federal). O ranking geral é encabeçado pela Universidade de São Paulo (USP), seguido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A região Norte não aparece no grupo principal.

Opinião Inep

O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio da Costa, elogiou a segunda edição do Ranking Universitário Folha (RUF), publicado na segunda-feira (9) pelo jornal Folha de S. Paulo. De acordo com Costa, as informações disponibilizadas pelo ranking vão ajudar o governo na elaboração de políticas públicas.

"O RUF está criando uma cultura de autoavaliação nas universidades que é muito positiva", disse. "Avaliar não tem o objetivo de punir, mas de entender o que está acontecendo", complementa. O Inep é um órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável por promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional brasileiro. Uma das avaliações mais conhecidas é o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que neste ano teve 7,8 milhões de inscritos.

Melhores cursos UFPR

Os 30 cursos de graduação da UFPR obtiveram boa avaliação no ranking, com destaque para Enfermagem, que obteve a 1ª posição no quesito avaliação de mercado e 7ª na avaliação de ensino. No quesito inserção no mercado de trabalho, Engenharia Civil ficou em 2º lugar, Agronomia e Pedagogia em 4º lugar e Biologia, Engenharia Mecânica, Farmácia, Geografia, Matemática, Medicina e Letras Português em 5º lugar.

Indicadores

Em sua segunda edição, o RUF manteve a filosofia e aperfeiçoou a metodologia para contemplar duas grandes áreas de interesse: a produção científica – aferida com base em indicadores de pesquisa, inserção internacional e inovação – e a graduação, calcada na avaliação da qualidade de ensino e na ressonância da instituição no mercado de trabalho.
São avaliados cinco indicadores, subdivididos em 16 subindicadores, que geram rankings independentes e podem ser consultados separadamente. A avaliação contempla as 30 carreiras com maior número de estudantes matriculados em 2011 (último dado disponível no instituto de pesquisa do Ministério da Educação (MEC), o Inep).

Na área de graduação que está a maior novidade deste ano: o ranking de ensino, uma análise extensiva inédita dos indicadores dos cursos ministrados em 2.358 instituições.

Conduzido pelo Datafolha, o levantamento usa basicamente os mesmos critérios de ensino e mercado do ranking geral de universidades, mas com adaptações metodológicas para atender às diferenças de propósitos das instituições.

Outra novidade do RUF 2013 é a criação do ranking de internacionalização, liderado na estreia pela Universidade Federal do ABC. Criada em 2005 e com um modelo inovador de ensino, a instituição tem 100% de docentes com doutorado e desponta no 21º lugar do ranking de pesquisa científica do RUF.
Fonte: Diário do Sudoeste
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997