Virada Cultural Paraná terá programação em 11 cidades do estado.
A Secretaria de Estado da Cultura e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran/PR) lançaram ontem (8), a segunda edição da Virada Cultural Paraná que esse ano terá mais de 500 atividades concentradas em 11 cidades paranaenses. O Sesc PR, o Sesi PR e as prefeituras dos municípios participantes apoiam o evento.
Em 2012, a Virada Cultural Paraná foi realizada simultaneamente em Curitiba, Campo Mourão, Cianorte, Foz do Iguaçu e Maringá. No total, mais de 280 mil pessoas participaram das ações nas cinco cidades. Para o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, a ampliação das atividades para mais municípios do estado se deu devido às metas de descentralização das ações culturais vigentes no atual governo. “Na primeira edição foram cinco cidades, desta vez teremos o evento realizado em 11 municípios, além de Curitiba. No ano que vem, a intenção é ampliarmos ainda mais esse número”, revela.
As cidades de Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e São José dos Pinhais vão receber a segunda edição do evento com atrações regionais e nacionais no Palco Conexões, nos dias 26 e 27 de outubro. Jair Rodrigues, Almir Satter, 14 Bis, Zélia Duncan, Fafá de Belém, Teatro Mágico, Tangos e Tragédias, Raimundos, Planta e Raiz, Sandra de Sá, Molungo, Gentileza, Maxixe Maxine, Viola Quebrada, Big Time, A Banda Mais Bonita da Cidade, Trombone de Frutas, Sá e Guarabyra, Moraes Moreira, Djambi e Charme Chulo são algumas das atrações programadas.
Lançamento
Durante o lançamento do evento, o gerente de Cultura do Sesc PR em exercício, Emersonn Amaral, comentou sobre o apoio da entidade que foi mantido na segunda edição da Virada Cultural Paraná. Para ele, o evento é de extrema importância cultural, pois vai além das apresentações musicais da cena local e nacional, mas também oferece de forma gratuita uma extensa programação artística em todo o Paraná. O evento contará com apresentações de dança, intervenções cênicas, contação de histórias, atividades recreativas, oficinas artísticas, exposições, exibição de vídeos, teatro, jogos, coral, entre outras.
A gerente de Cultura do Sesi PR, Anna Zétola, ressaltou a importância das parcerias que viabilizam a programação plural do evento, totalizando 500 atrações divididas entre os 11 municípios – entre eles Cornélio Procópio, que irá receber a Virada pela primeira vez. De acordo com o prefeito do município, Fred Alves, a cultura deve ser encarada como uma ferramenta de transformação social e por esse motivo entrou em contato com a Secretaria de Estado da Cultura para receber a edição 2013 da ação.
Outra novidade desta edição é a parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura com o Detran/PR, que promove entre os dias 21 e 26 de outubro a semana de arte-educação, com mais de 200 atividades programadas pelos parceiros da Virada Cultural Paraná, voltadas à educação no trânsito. Caminhadas, apresentações de teatro, oficinas de arte urbana, palestras, blitz educativas, entre outras questões sobre o tema. Segundo o diretor-geral do Detran/PR, Marcos Traad, o convênio firmado com a Secretaria de estado da Cultura é encarado como um investimento devido às transformações que ações educativas como as que serão feitas em todo o estado possam causar nos jovens e nas crianças sobretudo, e que devem ser feitas de forma contínua.
Este ano o evento nas cidades do interior ocorre em data diferente do realizado em Curitiba, que está programado para 9 e 10 de novembro, e a programação será divulgada em breve.
Mais informações pelo www.facebook.com/viradaparana
Fonte: http://www.fecomerciopr.com.br