Micro e pequenas empresas do vestuário fecham e prospectam negócios durante evento realizado em Mato Grosso, no final de setembro
As micro e pequenas empresas do setor do vestuário paranaense fecharam e prospectaram mais de R$ 300 mil em negócios durante o 1º Road Show de Moda Paranaense – Encontro de Negócios Verde Amarelo. O evento foi realizado em Cuiabá, no Mato Grosso, após uma pesquisa apontar que a cidade apresenta um excelente potencial para absorver os produtos da indústria têxtil e de confecção paranaense.
O Encontro, no final de setembro, foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Apucarana (ACIA), com o apoio e patrocínio do Sebrae/PR e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Na oportunidade, 27 indústrias de 12 municípios foram até Cuiabá para divulgar seus produtos para o varejo local. A coordenadora estadual do setor do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, aprovou a modalidade de negócios escolhida para promover o trabalho das micro e pequenas empresas paranaenses.
“Foi uma experiência nova e proveitosa, em que levamos as empresas até o público-alvo e não o contrário, como acontece tradicionalmente. Queremos repetir em outras cidades que, assim como Cuiabá, também possuem potencial para absorver nossos produtos”, avalia Carla Werkhauser.
A coordenadora afirma que o Encontro Verde Amarelo possibilitou que os empresários conhecessem mais a fundo o comércio da região. “Eles puderam ter a percepção dos lojistas locais, entender como funciona a dinâmica desse mercado e visualizar como tudo acontece na prática”, valoriza.
Networking
Dorcilei Graciano Miranda, empresária da Mira Baby, que fica na cidade de Terra Roxa, no oeste do Paraná, avaliou como excelente a participação no encontro. Além de estabelecer novos contatos empresariais, ela disse que conquistou representação para a sua marca, conheceu um pouco da realidade do comércio local e percebeu que há oportunidades para a moda bebê.
“Atuo com representação em estados como São Paulo e Minas Gerais, mas nunca tinha ido a Cuiabá. Fiquei maravilhada. Expomos nossos produtos e os empresários mato-grossenses demonstraram muito interesse porque lá quase não há moda bebê. Certamente, vai render bons negócios”, afirma animada.
Para Tereza Topolniak, empresária da Pequena Turma e também de Terra Roxa, a experiência foi importante por ampliar os seus canais de comercialização ao conquistar novos clientes, fornecedores e representações. “Os resultados em vendas, geralmente, surgem em médio prazo. Vamos trabalhar com foco nas coleções de 2014 e estamos com boas expectativas.”
Há 10 anos no mercado de moda bebê, Tereza Topolniak já vende para regiões do nordeste e sudeste brasileiros. Para a empresária, a exposição dos produtos em outras localidades é fundamental para o desenvolvimento dos negócios. “Somos fabricantes e não fazemos venda direta, por isso, encontros como esse são fundamentais para a nossa expansão no mercado”, pontua.
Resultados efetivos
Empresas da região sudoeste do Estado também participaram do Encontro de Negócios Verde Amarelo. Contatos com representantes, ampliação de canais de comercialização e até novos negócios estão entre os resultados obtidos por duas indústrias de confecção, uma de Dois Vizinhos e outra de Chopinzinho.
José Francisco Dall´Igna, de Dois Vizinhos, conta que o evento atendeu duas metas da empresa. A primeira foi para conhecer clientes e representantes comerciais que a empresa mantém na região mato-grossense. A segunda, alcançar novos clientes.
“Foi bem oportuno. Tivemos a oportunidade de conhecer melhor o mercado, fidelizar clientes, estreitar a parceria com representantes e, ainda, fechamos negócios com seis novos clientes”, destaca o empresário que já está no ramo há quase dez anos. A empresa de Dall´Igna gera 103 empregos diretos e atua com a marca Rastros d´Água desde 2010, produzindo jeans, que é comercializado em 12 estados brasileiros.
De Chopinzinho, o empresário Jacir Salmoria, também participou do evento na capital mato-grossense. No mercado da moda há 15 anos, a empresa que produz e vende coleções de jeans em cinco estados e gera 65 empregos aproveitou a oportunidade para estreitar relações com clientes e representantes.
“O evento foi estratégico para consolidar a presença do nosso produto naquela região. Nos aproximamos dos nossos representantes e de clientes. Inclusive, temos a disposição de participar de outros road shows nesta metodologia aplicada pelo Sebrae”, aponta.
Seis empresas da região sudoeste participaram do evento. A consultora do Sebrae/PR, Maria Auria Mulhmann, explica que encontro de negócios materializou novas parcerias comerciais, com o diferencial que os próprios empresários foram conhecer realidade do varejo na região de Cuiabá.
“A proposta de fazer uma abertura organizada de novos mercados foi bem-sucedida. Tanto para empresas que já tinha negociações naquele mercado, como para quem estava conhecendo a realidade do varejo da confecção no Mato Grosso”, completa Maria Auria.
Fonte: Ass de Imprensa Sebrae/PR