Regional
sexta, 25 de outubro de 2013
Governo do Estado e Amsop avançam no debate sobre “parcerias” para as rodovias.
Nas falas das lideranças que se pronunciaram no encontro de ontem na Amsop — quando o assunto foi o projeto de modernização das rodovias do Sudoeste —, em Francisco Beltrão, a síntese é a seguinte: o trajeto a caminhar para os investimentos se dará através das PPP, as parcerias público privadas.
Como acontecerá isto? Uma empresa, ou um consórcio de empresas, apresenta um projeto ao Governo do Estado, que analisará o estudo. Sendo aprovado, abre-se uma licitação; depois, o vencedor começa a operar — com ajuda de verba pública, inicialmente, que será ressarcida, posteriormente.
Segundo Almir Bonatto, assessor da diretoria do DER do Paraná, isto já está em andamento, inclusive para o Sudoeste. Otimista, vê já para 2014 a possibilidade de se começar.
As PPPs são investimentos que serão viabilizados com pedágio. Há um consenso que sem pedágio não há outra possibilidade.
O próprio estudo bancado pela Agência de Desenvolvimento Regional — com apoio da Amsop e verba das prefeituras e da iniciativa privada e que nasceu através de lideranças de Dois Vizinhos — trabalha essencialmente com a cobrança. “Esse plano de modernização das rodovias do Sudoeste é o melhor do país”, elogiou Hélio Gomes da Silva Júnior, analista de infraestrutura do Dnit no Paraná.
O plano, basicamente, foi montado em três anos e concluído em 2011, tendo sugestões a curto, médio e longo prazos para melhorar as rodovias da região (duplicação, acostamento, terceira faixa, qualidade do asfalto, sinalização, etc.) totalizando mais de 800 quilômetros.
Esse plano foi repassado, em junho de 2011, ao secretário estadual José Pepe Richa (Infraestrutura e Logística), em evento na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. No seu pronunciamento então, elogiou “a iniciativa da região” em apresentar um projeto, e prometeu dar andamento.
Fonte: http://www.jornaldebeltrao.com.br