Sudoeste.
Startup Day compartilha conhecimentos e fortalece, ‘ecossistema’ de empreendedorismo inovador no sud
Palestras, casos de sucesso e troca de experiências movimentaram jovens empreendedores durante evento, na semana passada.
O fortalecimento da cultura da inovação e do movimento startup na região sudoeste do Paraná mobilizou mais de 60 pessoas, entre jovens empreendedores inovadores, acadêmicos e empresários no Startup Day, realizado na semana que passou, no último dia 1º de novembro, em Pato Branco, no escritório regional do Sebrae/PR. O evento serviu de ‘aquecimento’ para a Inventum 2013 – I Feira da Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que inicia nesta terça-feira, dia 5, no município.
O Startup Day, além de reunir empreendedores, investidores, desenvolvedores, prestadores de serviço, incubadoras, aceleradoras de negócios e interessados com potencial para parcerias comerciais e troca de experiências, contou com palestras e apresentações de casos de sucesso do Circuito Startup Brasil.
A programação teve o CEO do axado.com.br, Guilherme Reit, falando da “Importância do networking para as startups”. Bernardo Quintão e Ricardo Moraes, da Grow Investimentos, trataram do tema “Investimento anjo – o que é e como funciona”. Guilherme Junqueira, diretor executivo da Abstartups falou sobre o “Ecossistemas de startups”. André Gustavo Siqueira abordou o tema “Marketing digital de resultados”. Caio Reis, da videolog.tv, falou sobre “O que fazer na hora do seu pitch”; e Rafael Tortato, consultor do Sebrae/PR, detalhou as estratégias da entidade para startups.
Para o consultor do Sebrae/PR, Cesar Colini, o evento em Pato Branco atendeu seu propósito de promover e gerar conhecimento sobre a cultura de inovação e startups na região sudoeste do Paraná. “Estamos construindo, juntos, um cenário propício para inovação, aproximando jovens empreendedores, investidores e instituições, para formarmos uma rede de inovação e um ‘ecossistema’ regional de startups no Sudoeste”, avaliou Colini.
Para quem participou pela primeira vez de um evento com essa metodologia, o Startup Day trouxe uma boa noção de como funciona o ambiente de diálogo entre ideias e negócios. É o caso do jovem empreendedor Eiguel Ribeiro, de Dois Vizinhos, que classificou o encontro promissor para novos empreendimentos.
“A iniciativa foi oportuna, principalmente por ter sido trazida para nossa região e também por ter nos dado uma noção de como fazer nossas ideias possam receber investimentos para sair do papel”, comentou Eiguel, que tem um projeto voltado para artes e cultura nas redes sociais.
“As palestras e os contatos foram importantes para nosso projeto, porque, às vezes, a gente acaba errando em coisas pequenas e, no encontro, pudemos abrir os olhos para detalhes que farão a diferença no desenvolvimento do nosso projeto”, ponderou o empreendedor.
Para Carlos Peruffo, de Francisco Beltrão, o Startup Day superou expectativas para quem pensa em criar um novo negócio. “É uma inovação que precisávamos na região. Tivemos a participação de pessoas com experiência no cenário nacional de startups, o que se revelou numa grande oportunidade de conhecimento e networking. Para o jovem empreendedor que planeja com seu grupo formar uma empresa de investimento ‘anjo’, todos os conteúdos do evento foram relevantes.”
Experiência
São cada vez mais comuns, no sudoeste do Paraná, os eventos com foco em startups – que são empresas iniciantes ou em fase de desenvolvimento, inovadoras e criativas por definição e com grande potencial de crescimento. Em agosto passado, a região recebeu o Startup Meetup Pato Branco.
Anderson Isotton, de Ampére, que participou do Startup Meetup, não perdeu a oportunidade de participar novamente na semana passada. “Tanto o primeiro evento em agosto como o Startup Day, agora, foram eventos que geraram muitos contatos e agregaram experiências. Para o meu projeto, em particular, valeu muito estar presente”, completou o jovem empreendedor que desenvolve um site que interliga redes sociais e e-ecommerce.
Portas abertas para inovação
Quem já atua na área de tecnologia também utilizou o evento como forma de adquirir mais conhecimento. “Temos que conhecer, interpretar e participar desse novo universo de ideias e negócios. Mesmo para empresas já estabelecidas, é preciso entender esse cenário para participar de futuros investimentos. Por isso, o evento foi ideal também para possíveis parcerias de negócios”, completou Ronaldo Bett, sócio de empresa de software em Pato Branco.
Fonte: Ass de Imprensa Sebrae/PR