sábado, 24 de setembro de 2011
O desenvolvimento está no ar
Foi na revista Gente do Sul de agosto 1999 - uma publicação da Editora Jornal de Beltrão S/A que circulou por 100 edições mensais - que o empresário de Francisco Beltrão Nelson Behne defendeu que, para o desenvolvimento regional, o importante seria um aeroporto regional e consequentemente a efetivação de uma linha aérea que ligasse o Sudoeste com o Brasil. Na ocasião, revelou que a Marel havia deixado de fechar um bom negócio porque executivos de grande porte não se deslocaram para a região porque não havia avião e nem aeroporto compatível - preferiram Londrina e Araucária. De lá para cá, ou mesmo antes daquele período, aconteceram tentativas de viabilizar esse meio de transporte para a região através de Francisco Beltrão, que além de ser o maior município é geograficamente melhor localizado. Esforços da prefeitura e da sociedade estão registrados na história. O projeto do aeroporto regional foi feito em 2006, pela Amsop, e continua como uma bandeira de luta do Sudoeste. E neste 2011, porém, uma vitória: o planejamento para a reforma do aeroporto foi mais elaborado, os investimentos foram feitos pela prefeitura (mais de R$ 1 milhão) em cima de um cronograma que tinha as orientações da Anac como fundamento. Assim, desde abril o município começou a ofertar, pela NHT Linhas Aéreas, voos para Curitiba, dando conexão também para São Paulo. Foi uma aposta da empresa, um compromisso da sociedade regional e junto com isso a motivação de muitas lideranças para que desta vez não houvesse retrocesso. E não houve. Os voos estão dentro do que havia sido estabelecido, decolando e aterrissando com o número compatível de passageiros. E agora, como tinha sido anunciado quando da estreia da operação, há cinco meses, os deslocamentos serão diários, a partir de segunda-feira, oferecendo mais oportunidades, com tendência de um fluxo maior de pessoas. É mais um desafio que está colocado. Aquele vislumbre do empresário, numa entrevista em que se misturavam questões pessoais, políticas e empresariais com perspectivas de desenvolvimento regional. A linha aérea está cada vez mais consolidada, a região já está se acostumando com esse meio de transporte rápido.
Fonte: Jornal de Beltrão