Regional

quinta, 07 de agosto de 2014

Evento Tá na Mesa e entrega da Carta do Sudoeste serão realizados no mesmo dia.

A sala de reuniões da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) ficou lotada terça-feira, 5. O presidente Marcos Guerra comandou o encontro e destacou que o Tá na Mesa 2014 será "um momento mais cívico do que político e que as lideranças de Beltrão e região deverão aproveitar". Empresários, políticos, militares e imprensa prestigiaram a reunião.

Serão três encontros individuais realizados entre os dias 15 de agosto e 15 de setembro, no Santa Fé Clube de Campo, com os candidatos a governador do Paraná para 2015 a 2018 - senadora Gleisi Hoffmann (PT), governador Beto Richa (PSDB) e senador Roberto Requião (PMDB). Vale ressaltar que o primeiro turno das eleições acontecerá dia 5 de outubro e o segundo, se houver, dia 26 de outubro. O peemedebista, através de sua assessoria, já deixou agendada para o dia 11 de setembro, uma quinta-feira, a apresentação de suas propostas de governo.

As datas de Gleisi e Beto ainda não estão acertadas, mas devem acontecer neste mês de agosto. Quando confirmadas, serão repassadas pelos coordenadores de campanha e apresentadas à imprensa.
Cada candidato terá 30 minutos para apresentar seu plano de governo. Em seguida, os participantes poderão fazer questionamentos mediante uma comissão gestora, que analisará as perguntas antes de serem feitas aos postulantes ao Palácio Iguaçu. "Foram três reuniões em que os representantes de partidos políticos e coordenadores de campanha definiram em consenso quanto à promoção do Tá na Mesa", reforçou Marcos. Os encontros serão à noite, com jantar.

Carta do Sudoeste
A Carta do Sudoeste foi criada há 12 anos. Desde sua criação, o material vem sendo entregue aos principais candidatos ao governo do Estado - em 2002, 2006, 2010 e agora em 2014. "A cada quatro anos a carta é refeita, mediante análise de mais de 20 entidades dos 42 municípios do Sudoeste. Este ano faríamos a entrega da carta num evento paralelo ao Tá na Mesa, mas decidimos unir as forças e entregar juntamente com a Acefb", informou José Kresteniuk, secretário-executivo da Amsop.

Saúde, segurança pública, ramal ferroviário, aeroporto regional, educação e infraestrutura de rodovias são algumas das reivindicações da sociedade sudoestina. "O que ´mata´ é a infraestrutura de nossa região. As estradas estão defasadas há anos e isso compromete a economia regional", desabafou Kresteniuk.

Conquistas como o curso de Medicina na Unioeste e avanços na educação foram apontadas pelo representante da Amsop. Desta vez, a base da carta será o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste do Paraná (PDRI), documento coordenado pela Amsop em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional, Sebrae, Fiep e Cacispar. Um dos anseios da comunidade regional é a instalação de Delegacia da Polícia Federal, assunto que poderá ser debatido no Tá na Mesa 2014.
Fonte: Jornal de Beltrão
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997