Regional
segunda, 13 de outubro de 2014
IFPR de Palmas divulga nota sobre incorporação do campus à UFFS
A direção geral do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Palmas, divulgou na última quinta-feira (9) uma nota esclarecendo a possibilidade da incorporação do campus à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Em nota, a Instituição afirma que o movimento de incorporação não partiu do Instituto, mas de um movimento social feito pela comunidade de Palmas através da entrega documentos à reitoria e ao Ministério da Educação (MEC). No documento — divulgado no site do IFPR — consta que a primeira solicitação de mudança foi entregue em forma de carta aberta, em 2013, ao reitor substituto do IFPR pro tempore — na época professor Frederico Fonseca da Silva. Em 2014 a comunidade enviou um segundo documento, desta vez para o MEC, e um terceiro para o IFPR e novamente ao MEC, após contato com Ministro da Educação, devido ao movimento dos alunos no campus. Os documentos podem ser acessados na integra, pois estão anexados junto à nota no site da Instituição (www.palmas.ifpr.edu.br).
Outra informação contida no manifesto da Instituição é que, por decisão ministerial, os representantes das duas instituições – IFPR e UFFS - foram convidados para discutir possíveis encaminhamentos. Neste sentido foi construída uma agenda de trabalho entre as instituições e as secretarias envolvidas no MEC. Essa agenda está em andamento e no dia 2 de outubro o reitor substituto do IFPR, professor Ezequiel Westphal, esteve reunido com a comunidade acadêmica em Palmas esclarecendo o andamento do processo.
Nesta terça-feira (14), por encaminhamento do próprio reitor, uma comissão composta por representantes dos alunos, professores e técnicos administrativos estará reunida em Curitiba para discutir e encaminhar questões de interesses comuns, principalmente em relação às preocupações com a condição dos servidores e alunos.
Fonte: Diário do Sudoeste