Região
sábado, 18 de outubro de 2014
Reunião define ações para o plano de desenvolvimento Dois Vizinhos 2030.
Na última quinta-feira, 16, na sede da Sociedade Rural Vale do Iguaçu, em Dois Vizinhos, foi realizada a primeira etapa do planejamento estratégico do Plano de Desenvolvimento Local Dois Vizinhos 2030. Mais de 80 pessoas participaram do encontro que discutiu ações para os setores de Desenvolvimento Econômico; Agronegócio, Indústria, Comércio e Serviços; Tecnologia e Inovação, Turismo e Gastronomia; Cultura, Esporte e Lazer, Planejamento Urbano, Transporte, Obras, Comunicação, Educação; Saúde, Desenvolvimento Social; Saneamento, Meio Ambiente; Segurança; Gestão Fiscal.
O impulso inicial dos trabalhos foi dado pela Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) e os trabalhos contam, hoje, com um comitê articulador composto por 18 entidades. "Quem tomou a iniciativa foi a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL). Hoje temos um comitê articulador composto por 18 entidades que já participaram de diversas etapas e reuniões. Conversamos com vereadores, ex-presidentes da Acedv, com prefeito e secretários, com as 18 entidades que ouviram e concordaram com o nosso pedido. Todos assinaram um termo cooperação para trabalhar Dois Vizinhos 2030 e todos aceitaram. Não é uma bandeira de um ou de outro, é um plano da sociedade", conta Luiz Carlos Peretti, um dos articuladores do plano.
Ele falou sobre a reunião. "É o momento de, justamente, levantar os objetivos, o que nós queremos fazer e alcançar nesses próximos anos. Depois levantaremos estratégias para atender os objetivos. Nós temos 12 grupos, por isso, teremos a base de trabalho para começar a sonhar um Dois Vizinhos melhor para 5, 10 e 16 anos. Todas as experiências, mundo afora, que a gente pode conhecer na Alemanha, Espanha, Itália e até mesmo no Brasil, em cidades como Maringá (PR) e Jaraguá do Sul (SC) onde a sociedade se organizou de forma ativa, integrada, fazendo um planejamento para o município, mostrando o caminho que precisava ser trilhado e os resultados aconteceram. É isso que queremos aqui em Dois Vizinhos", completa.
Ele estima que, em cinco anos, o trabalho já começa a ter resultados. "Os resultados já vão começar aparecer. Com certeza, teremos Dois Vizinhos muito diferente", conclui. A próxima etapa do planejamento será realizada no dia 12 de novembro, no mesmo local. Nessa etapa serão priorizadas as estratégias e objetivos do plano e definidas as coordenadorias e vice-coordenadorias de cada grupo. O Plano de Desenvolvimento Dois Vizinhos 2030 é uma das principais ações da diretoria da Acedv/CDL, biênio 2014/2016.
Fonte: Jornal de Beltrão