quarta, 08 de abril de 2015
FÓRUM DA MESORREGIÃO DEBATE POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Eleição da diretoria e a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional foram debatidas, nessa semana, durante a assembleia geral ordinária do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, no auditório do Mercado Público Regional, de Chapecó.
A nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional foi abordada pelo diretor de gestão de programas de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional, Amarildo Baesso, que apresentou as propostas e inovações, princípios e objetivos, critérios, modelos de financiamento e governança. “A medida tem como objetivo reduzir as desigualdades regionais, entre as regiões e dentro das próprias regiões”, complementou.
De acordo com Baesso as principais metas estão voltadas à coesão, no sentido de fazer com que as regiões menos desenvolvidas tenham desenvolvimento acima da média do conjunto; na criação de uma rede policêntrica de cidades, na agregação de valor das commodities; na competitividade regional e aumentar as possibilidades de geração de emprego e renda.
Os critérios de elegibilidade das regiões que serão priorizados estão relacionados aos objetivos definidos. Um exemplo é o da coesão, uma vez que as microrregiões que tem renda per capita abaixo de 75% da média nacional e que seja de baixo dinamismo (crescimento nos últimos 10 anos abaixo da média nacional).
Também foram apresentados os relatório de atividades, balanço financeiro e patrimonial do exercício de 2014. Integram a nova diretoria do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul o presidente Leocir Sartor (PR), 1º vice-presidente Roberto Kurtz Pereira (SC), 2º vice-presidente Munira Awad (RS), secretário Célio Wessler Boneti (PR) e tesoureiro Sabino Oltramari (PR).
Fonte: MB Comunicação