quarta, 08 de abril de 2015
Seminário regional dos Objetivos do Milênio reúne lideranças políticas e de entidades
Na tarde de terça-feira, o Seminário de Mobilização em Prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) reuniu lideranças do Sudoeste na sede da Amsop, em Francisco Beltrão. O objetivo do encontro foi mobilizar os municípios para contribuir com o alcance dos ODM para, futuramente, contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre as autoridades, estiveram presentes o coordenador regional da Fiep, Roberto Pécoits; o presidente da Amsop, Altair Gasparetto, o Vadeco, prefeito de São João; o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional, Luiz Carlos Peretti; a secretária geral da Presidência da República, Mirian Barreto; e o consultor dos programas das Nações Unidas no Sul do Brasil, Daison Maciel da Silva.
O seminário foi uma iniciativa do Movimento Nós Podemos Francisco Beltrão, Amsop, Sesi do Paraná e Agência de Desenvolvimento, com o apoio do Sebrae e da coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná.
"Isso é o mínimo que podemos fazer pelo desenvolvimento de nossa região. A Fiep sempre foi parceira de iniciativas como essa e esperamos bons resultados a longo prazo", diz Roberto Pécoits. "O caminho do Sudoeste é trabalharmos como unidade, pensando sempre em um mesmo trilho de união. Essa é mais uma iniciativa que nos mostra isso", acrescenta Peretti. "Para nós do Sudoeste é muito importante uma discussão como essa. A Amsop é parceira desde o primeiro contato, pois se os prefeitos quiserem, eles podem mudar uma região", enaltece Vadeco.
"Temos que parabenizar a Amsop e as entidades envolvidas pela iniciativa, pois aqui o PDRI (Plano de Desenvolvimento Regional Integrado) já está bem avançado. Foi feito de forma regional e ouviu as reivindicações da população. Em Santa Catarina, a maioria dos planos foi feita apenas nos municípios, ou seja, é trabalho de formiguinha", elogia Daison.
Célio Bonetti, da Agência de Desenvolvimento, fez a apresentação do PDRI para as lideranças reunidas na Amsop. "Nosso PDRI foi lançado em maio do ano passado. Consultamos mais de 200 lideranças para conseguir chegar a um resultado final. O que pedido para todos é o que queremos para a nossa região no futuro. E, a partir disso, elaboramos 53 estratégias para chegar ao nosso objetivo em 2020, que é ter 60% dos municípios do Sudoeste com alto índice de qualidade, conforme os números da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro", comenta.
Fonte: Jornal de Beltrão